Nome: Kauã André
Série:9D
A revolução digital, conforme apontado por muitos estudiosos, transformou profundamente a maneira como as pessoas interagem, aprendem e se relacionam. No entanto, essa inovação tecnológica não está isenta de implicações complexas e multifacetadas e junto com tal evolução tecnológica, vieram problemas e impactos na sociedade como um todo, como o aumento da dependência digital, a disseminação de informações falsas e a ameaça à privacidade dos indivíduos. Embora a internet tenha democratizado o acesso à informação, promovendo a conectividade global, também desencadeou uma série de desafios sociais que demandam reflexão e ação.
Primeiramente, é inegável que a internet tem sido uma ferramenta poderosa para disseminação do conhecimento, porém, essa facilidade de acesso à informação também pode gerar uma sobrecarga de dados. Isso porque ela acaba levando à disseminação de desinformação e fake News, por exemplo. “Não há mentira pior do que uma verdade mal compreendida por aqueles que a ouvem.” Diz o filósofo e psicólogo norte-americano, Willian James. Dessa forma, é importante manter a atenção sobre os conteúdos que assistimos e tomar cuidado para associar eles como uma verdade sem antes conferir sua veracidade.
Ultimamente, é evidenciado em estudos recentes que a internet também desempenha um papel central na formação de identidades e na construção de comunidades online, porém, essa interconexão virtual nem sempre reflete uma coexistência harmoniosa. Isso por que a falta de concordância sobre alguns assuntos dentro da internet pode gerar problemas como discussões e discriminações (casos que podem ser vistos como crime). De acordo com algoritmos, as redes sociais podem criar bolhas de filtro que reforçam visões de mundo preexistentes, dificultando o diálogo e a compreensão mútua. Logo, é necessário ter uma noção do que postamos ou falamos dentro da internet para assim manter uma harmonia.