Sejam bem-vindos a mais uma aula preparatória. Hoje, vamos mergulhar no universo da interpretação textual, focando em uma habilidade crucial: a inferência.
O que é Inferir?
Inferir, em termos simples, é deduzir ou concluir algo que não está explícito no texto, utilizando as informações presentes nele e o nosso conhecimento de mundo. É como ser um detetive das palavras, buscando pistas para desvendar significados ocultos. No D3, o foco está em entender o sentido de palavras ou expressões específicas dentro de um contexto.
Por que a Inferência é Importante?
A habilidade de inferir é fundamental para a compreensão profunda de qualquer texto. Ela nos permite:
Entender nuances de significado: As palavras podem ter diferentes sentidos dependendo do contexto. A inferência nos ajuda a identificar qual sentido é o mais adequado.
Compreender mensagens implícitas: Nem tudo está escrito de forma direta. A inferência nos permite captar as mensagens nas entrelinhas.
Desenvolver o pensamento crítico: Ao inferir, exercitamos a capacidade de analisar, relacionar informações e chegar a conclusões lógicas.
Como Inferir o Sentido de uma Palavra ou Expressão?
Para inferir o sentido de uma palavra ou expressão, siga estas dicas:
Leia o texto com atenção: Uma leitura atenta é o primeiro passo. Preste atenção em todas as palavras e frases.
Identifique a palavra ou expressão-chave: Qual palavra ou expressão você precisa entender melhor?
Analise o contexto: Observe as palavras e frases que estão ao redor da palavra-chave. Elas geralmente oferecem pistas sobre o seu significado.
Use seu conhecimento de mundo: Conecte as informações do texto com o que você já sabe sobre o assunto.
Faça a dedução: Com base nas pistas contextuais e no seu conhecimento, formule uma hipótese sobre o significado da palavra ou expressão.
Teste sua hipótese: Verifique se o significado que você deduziu faz sentido dentro do contexto do texto.
Inferir o sentido de palavras é uma habilidade que se desenvolve com a prática. Ao dominar essa habilidade, você se tornará um leitor mais crítico e autônomo.
Lembre-se: A leitura é uma jornada contínua de descobertas. Ao longo da sua vida, você estará sempre aprendendo novas palavras e expressões.
Dicas extras:
Leia diversos tipos de textos: Quanto mais você ler, maior será seu repertório linguístico.
Utilize um dicionário: Ao encontrar uma palavra desconhecida, consulte o dicionário para verificar seu significado.
Faça anotações: Anote as palavras que você não conhece e procure o significado delas posteriormente.
Fórum: Opinar, Compartilhar e Refletir - Inferência Textual
Após nossa aula sobre inferência textual, convido vocês a participarem deste fórum para aprofundarmos nosso entendimento sobre essa habilidade essencial.
Atividade:
Escolha um trecho de um texto: Pode ser um parágrafo de um livro, um artigo de jornal, uma letra de música ou qualquer outro texto que você tenha lido recentemente.
Identifique uma palavra ou expressão-chave: Escolha uma palavra ou expressão que você acredite que possa ter um significado implícito ou que exija inferência para ser compreendida.
Compartilhe o trecho e a palavra/expressão escolhida: Publique o trecho no fórum, destacando a palavra ou expressão-chave.
Explique sua inferência: Descreva como você chegou à sua interpretação, explicando quais pistas contextuais e conhecimentos prévios você utilizou.
Comente a inferência de um colega: Leia as postagens dos seus colegas e escolha uma para comentar. Você pode concordar, discordar, adicionar novas informações ou fazer perguntas para aprofundar a discussão.
Objetivos:
Desenvolver a habilidade de inferência textual.
Compartilhar diferentes interpretações e perspectivas.
Promover a discussão e o aprendizado colaborativo.
Fixar o conteúdo da aula.
Critérios de Avaliação:
Participação no fórum, com postagem e comentário.
Clareza e coerência na explicação da inferência.
Utilização de pistas contextuais e conhecimentos prévios.
Respeito e cordialidade nos comentários aos colegas.
Dicas:
Seja específico ao explicar sua inferência.
Utilize exemplos do texto para sustentar sua interpretação.
Leia atentamente as postagens dos seus colegas.
Ao comentar a inferência de um colega, faça de forma construtiva, buscando agregar valor à discussão.
Lembrem-se: A inferência é uma ferramenta poderosa para a compreensão textual. Ao praticá-la, vocês se tornarão leitores mais críticos e perspicazes.
PRATIQUE!
Os cearenses
Quando cheguei ao Ceará, há uns dez anos, tive logo nos primeiros dias uma surpresa. A moça que trabalhava para mim me disse que ia “rebolar no mato”. O quê?, pensei, rebolar no mato? Não fazia muito sentido ela ir requebrar os quadris no meio de um matagal. Foi então que entendi: ela ia jogar no lixo alguma coisa. Fiquei fascinada com a perspectiva de conhecer novas expressões e palavras: ontonte, arengar, cabra atarrachado... Aprendi o que é botar boneco, bonequeiro, batoré, beréu, só para mencionar algumas começadas com a letra B. E me encantava com expressões que ouvia: “Jumento sem mãe”, que significa um pobre coitado, um zé-ninguém. “Mangar de alguém”, ou zombar.
E a expressão que mais me espantou: Bonito pra chover. É que, nas bandas de lá onde fui criada, um dia chuvoso é feio, triste, e é belo o dia límpido, de céu azul sem nuvem. Acabei descobrindo que no Ceará existe uma língua local, ou dialeto, o cearensês. Também, deve haver um sentimento de honra regional, de querer reconhecimento e respeito. Sei que incorporei muitas falas e ando disparando, por aí, de quando em vez, no lugar de Virgem Maria, sonoros Vixe Maria!
Disponível em: https://www.opovo.com.br/.
Questão 1. A expressão “Bonito pra chover”, no cearensês, significa que
a) o céu fica mais bonito quando chove.
b) o céu cearense é o mais bonito do Brasil.
c) o povo cearense gosta da chuva.
d) a chuva é um fenômeno comum no Ceará.
(Prova Brasil).Leia o texto abaixo:
Realidade com muita fantasia
Nascido em 1937, o gaúcho Moacyr Scliar é um homem versátil: médico e escritor, igualmente atuante nas duas áreas. Dono de uma obra literária extensa, é ainda um biógrafo de mão cheia e colaborador assíduo de diversos jornais brasileiros. Seus livros para jovens e adultos são sucesso de público e de crítica e alguns já foram publicados no exterior.
Muito atento às situações-limite que desagradam à vida humana, Scliar combina em seus textos indícios de uma realidade bastante concreta com cenas absolutamente fantásticas. A convivência entre realismo e fantasia é harmoniosa e dela nascem os desfechos surpreendentes das histórias.
Em sua obra, são freqüentes questões de identidade judaica, do cotidiano da medicina e do mundo da mídia, como, por exemplo, acontece no conto “O dia em que matamos James Cagney”.
Para Gostar de Ler, volume 27. Histórias sobre Ética. Ática, 1999.
Questão 2. A expressão sublinhada em “é ainda um biógrafo de mão cheia” (ℓ. 2) e (ℓ. 3) significa que Scliar é
A) crítico e detalhista.
B) criativo e inconsequente.
C) habilidoso e talentoso.
D) inteligente e ultrapassado.
(Prova Brasil). Leia o texto abaixo:
O Sapo
Era uma vez um lindo príncipe por quem todas as moças se apaixonavam. Por ele também se apaixonou a bruxa horrenda que o pediu em casamento. O príncipe nem ligou e a bruxa ficou muito brava. "Se não vai casar comigo não vai se casar com ninguém mais!"
Olhou fundo nos olhos dele e disse: "Você vai virar um sapo!" Ao ouvir esta palavra o príncipe sentiu estremeção. Teve medo. Acreditou. E ele virou aquilo que a palavra feitiço tinha dito. Sapo. Virou um sapo.
ALVES, Rubem. A Alegria de Ensinar. Ars Poética, 1994.
Questão 3. No trecho "O príncipe NEM LIGOU e a bruxa ficou muito brava", a expressão destacada significa que:
A) não deu atenção ao pedido de casamento.
B) não entendeu o pedido de casamento.
C) não respondeu à bruxa.
D) não acreditou na bruxa.
(Prova Brasil). Leia o texto abaixo:
Duas Almas
Ó tu, que vens de longe, ó tu, que vens cansada,
entra, e sob este teto encontrarás carinho:
eu nunca fui amado, e vivo tão sozinho,
vives sozinha sempre, e nunca foste amada...
A neve anda a branquear, lividamente, a estrada,
e a minha alcova tem a tepidez de um ninho.
Entra, ao menos até que as curvas do caminho
se banhem no esplendor nascente da alvorada.
E amanhã, quando a luz do sol dourar, radiosa,
essa estrada sem fim, deserta, imensa e nua,
podes partir de novo, ó nômade formosa!
Já não serei tão só, nem irás tão sozinha.
Há de ficar comigo uma saudade tua...
Hás de levar contigo uma saudade minha...
WAMOSY, Alceu. Livro dos Sonetos. L&PM.
Questão 4. No verso "e a minha alcova tem a tepidez de um ninho" (v. 6), a expressão sublinhada dá sentido de um lugar:
A) aconchegante.
B) belo.
C) brando.
D) elegante.
Leia o texto abaixo.

Questão 5. No trecho “Oh, meu anjo...”, a palavra destacada sugere
A) admiração.
B) impaciência.
C) invocação.
D) saudação.
Leia o texto para responder a questão abaixo:

Questão 6. No trecho “Quando o peguei com o caderno naquelas mãos meladas...”, a palavra destacada se refere
A) aos versinhos para Claudinha.
B) ao Kikinho.
C) ao diário.
D) ao chocolate melado.
Leia o texto para responder a questão abaixo:
O Pavão
E considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores; é um luxo imperial. Mas andei lendo livros, e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão. Não há pigmentos. O que há são minúsculas bolhas d´água em que a luz se fragmenta, como em um prisma. O pavão é um arco-íris de plumas.
Eu considerei que este é o luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes com o mínimo de elementos. De água e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistério é a simplicidade.
Considerei, por fim, que assim é o amor, oh! minha amada; de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira em mim existem apenas meus olhos recebendo a luz de teu olhar. Ele me cobre de glórias e me faz magnífico.
Questão 7. No 2º parágrafo do texto, a expressão “ATINGIR O MÁXIMO DE MATIZES” significa o artista
A) fazer refletir, nas penas do pavão, as cores do arco-íris.
B) conseguir o maior número de tonalidades.
C) fazer com que o pavão ostente suas cores.
D) fragmentar a luz nas bolhas d’água.
Leia o texto para responder a questão abaixo:
“Chatear” e “encher”
Um amigo meu me ensina a diferença entre “chatear” e “encher”. Chatear é assim: você telefona para um escritório qualquer da cidade.
— Alô! Quer me chamar por favor o Valdemar?
— Aqui não tem nenhum Valdemar.
Daí a alguns minutos você liga de novo:
— O Valdemar, por obséquio.
— Cavalheiro, aqui não trabalha nenhum Valdemar.
— Mas não é do número tal?
— É, mas aqui nunca teve nenhum Valdemar.
Mais cinco minutos, você liga o mesmo número:
— Por favor, o Valdemar chegou?
— Vê se te manca, palhaço. Já não lhe disse que o diabo desse Valdemar nunca trabalhou aqui?
— Mas ele mesmo me disse que trabalhava aí.
— Não chateia.
Daí a dez minutos, liga de novo.
— Escute uma coisa! O Valdemar não deixou pelo menos um recado? O outro desta vez esquece a presença da datilógrafa e diz coisas impublicáveis.
Até aqui é chatear. Para encher, espere passar mais dez minutos, faça nova ligação:
— Alô! Quem fala? Quem fala aqui é o Valdemar. Alguém telefonou para mim?
CAMPOS, Paulo Mendes. Para gostar de ler. São Paulo: Ática, v.2, p. 35.
Questão 8. No trecho “Cavalheiro, aqui não trabalha nenhum Valdemar” (ℓ. 9), o emprego do termo sublinhado sugere que o personagem, no contexto,
A) era gentil.
B) era curioso.
C) desconhecia a outra pessoa.
D) revelava impaciência.
Leia o texto para responder a questão a seguir:
Cadernos de João
(…) Na última laje de cimento armado, os trabalhadores cantavam a nostalgia da terra ressecada.
De um lado era a cidade grande: de outro, o mar sem jangadas.
O mensageiro subiu e gritou:
- Verdejou, pessoal!
Num átimo, os trabalhadores largaram-se das redes, desceram em debandada, acertaram as contas e partiram.
Parada a obra.
Ao dia seguinte, o vigia solitário recolocou a tabuleta: “Precisa-se de operários”, enquanto o construtor, de braços cruzados, amaldiçoava a chuva que devia estar caindo no Nordeste.
(Anibal Machado, Cadernos de João )
Questão 9. De acordo com o texto, a palavra “Verdejou” significa
A) a saudade dos trabalhadores.
B) o mar sem jangadas.
C) a parada da obra.
D) a chuva caindo no Nordeste.
Leia o texto para responder a questão a seguir:
Neologismo
Beijo pouco, falo menos ainda.
Mas invento palavras
que traduzem a ternura mais funda
E mais cotidiana.
Inventei, por exemplo, o verbo teadorar.
Intransitivo
Teadoro, Teodora.
http://www.casadobruxo.com.br/poesia/m/neo.htm
Questão 10. O sentido da palavra do título - Neologismo - está ratificado no seguinte verso:
A) “Beijo pouco, falo menos ainda”.
B) “Mas invento palavras”.
C) “É mais cotidiana”.
D) “Intransitivo”.
trecho tirado de: "o pequeno príncipe."
trecho : "meu desenho não representava um chapéu. representava um jiboia digerindo um elefante. então desenhei o interior da jiboia, pra que as pessoas adultas pudessem compreender."
explicação : o desenho que não se referia a um chapéu e sim a um jiboia com um elefante no estômago. trás o humor de que os adultos não podiam compreender o desenho nomeado como simples. e que foi necessário outro desenho para que os adultos tentassem entender a ideia que o desenho transmitia. é possível identificar a frustração do personagem com frases logo após. dizendo que abandonou uma excelente carreira de pintor ao seis anos de idade.
palavra-chave : "representava."
Trecho:"Ele estava sentado à beira do abismo, olhando para o vazio à sua frente, e sabia que, a qualquer momento, poderia cair. Mas não movia um músculo, como se estivesse esperando por algo ou alguém."
Palavra-chave: "à beira do abismo".
Inferência: A expressão "à beira do abismo" não se refere a uma situação literal, mas é uma metáfora que sugere que o personagem está em um momento de grande vulnerabilidade ou crise.
Gabriel Freitas 9D
A minha escolha a do D3
A) Compreendi que é importante observar o contexto de uma palavra para entendê-la, sem depender exclusivamente de um dicionário.
B) Ele é relevante para compreender o significado ou a nuance de uma palavra.
C) Eu o incluiria se fosse escrever um livro.
D) "Ele estava eufórico com a notícia."
E) Não tenho dificuldades em utilizá-lo em um texto, para mim seria interessante incluí-lo.
Davi peçanha
A minha escolha a do D3
A) Eu entendi que ele está a importância de observar o que está ao redor de uma palavra para compreendê-la sem depender apenas de um dicionário.
B) Ele é importante para entender o sentido ou a expressão de uma palavra
C) Eu colocaria ele se eu fosse fazer um livre
D) "Ele estava radiante com a notícia
E) Eu não tenho uma dificuldade em coloca-lo em um texto, para mim seria legal por em um texto.
Luiza góes 9-a
Julia Firmo de Souza 9B
Trecho escolhido:
"A tecnologia nos conecta ao mundo, mas pode nos afastar daqueles que estão ao nosso lado."
Palavra-chave: "afastar"
Inferência:
No contexto, "afastar" não se refere apenas à distância física, mas também ao distanciamento emocional e social. O avanço da tecnologia facilita a comunicação global, mas o uso excessivo de dispositivos pode reduzir interações presenciais, tornando os relacionamentos mais superficiais. Essa interpretação se baseia na observação de que muitas pessoas passam mais tempo conectadas a telas do que conversando pessoalmente, o que pode enfraquecer laços familiares e amizades.
Trecho escolhido:
"Ele é o seu primeiro amor, e eu pretendo ser o último. Espero o tempo que for."
Palavra chave: "Espero o tempo que for"
A expressão "Espero o tempo que for" sugere paciência e determinação, indicando que o narrador está disposto a esperar o tempo necessário para que o amor seja duradouro, talvez até eterno. A frase implica um compromisso profundo e uma visão de amor que transcende as limitações temporais.
Maria Angelote 9B
Trecho escolhido:Nós escolhemos o nosso próprio caminho. Nossos valores e nossas ações, eles definem quem nós somos.
The Vampire Diaries
Trecho escolhido:escolhemos o nosso proprio caminho
Inferência:A inferência da frase "Escolhemos nosso próprio caminho" pode ser interpretada de diferentes maneiras, dependendo do contexto. Em um sentido mais amplo, a frase sugere que a pessoa ou o grupo tomou uma decisão independente, sem seguir um caminho pré-determinado ou imposto por outras pessoas. Ela implica liberdade de escolha, autossuficiência e responsabilidade pelas escolhas feitas. A ideia central é que a decisão foi pessoal e voluntária, refletindo um desejo de seguir um rumo que seja único para os envolvidos.
Trecho; "Bentinho, como todo rapaz, estava cheio de vida, de energia e de sonhos. Mas a vida é uma coisa engraçada, e o que parece ser uma certeza no começo, vira dúvida no final." - Dom Casmurro, de Machado de Assis.
Expressão-chave; a vida é uma coisa engraçada.
Explicação; Esta expressão carrega um significado implícito ao sugerir que a vida tem uma forma imprevisível de se desenrolar. A palavra "engraçada" aqui não é utilizada no sentido de algo humorístico ou divertido, mas sim no sentido de algo inesperado, irônico ou difícil de compreender.
Julia R. Damiani - 9B.
"Ele caminhava apressado pelas ruas desertas, olhando (nervosamente) para os lados, como se temesse que algo ou alguém o seguisse."
Palavra: "nervosamente"
Inferência:
A palavra "nervosamente" transmite uma sensação de ansiedade e tensão. A pessoa não está apenas com pressa, mas também emocionalmente perturbada, talvez com medo ou insegurança. Ao olhar para os lados de forma inquieta, ela sente que está sendo observada, o que reforça a ideia de estar em perigo ou ameaçada. A rua deserta intensifica essa sensação de vulnerabilidade, tornando a palavra ainda mais impactante e reveladora do estado de nervosismo do personagem.
Trecho: Estão abertas as inscrições para o Coral do Campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). Iniciativa de sucesso na cidade entre os anos de 2016 e 2018, o Coral Universitário retornou em 2024 e agora busca ampliar as oportunidades para membros da comunidade acadêmica e também sociedade de Governador Valadares. As inscrições podem ser realizadas até o dia 11 de março, neste link.
Palavra chave: Coral do Campus
Inferência: cheguei nessa conclusão porque a reportagem fale sobre o coral do campus
Trecho reportagem: Todas as gerações, mesmo as Z e millennials (nascidos a partir de 2000), cresceram, ouvindo dizer que esporte faz bem para o corpo e para a mente. Na coluna Ciência e Esporte desta semana, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre uma pesquisa, Relação entre esporte, resiliência, qualidade de vida e ansiedade, publicada na revista Archives of Clinical Psychiatry, que confirma os benefícios da atividade física para a saúde mental.
Palavra-chave: esporte
Inferência: cheguei a esta conclusão analisando se essa palavra se repete e se o assusto foca nessa palavra. Essa noticia introduz o assunto esporte em diferentes forma. Assim eu identifiquei a palavra chave.
Ana Clara de Assis Ferreira 9B
meu gato
Trecho da noticia:"Após um período prolongado de temperaturas elevadas, uma frente fria está prestes a atingir o Brasil, trazendo alívio para diversas regiões nos próximos dias. A onda de calor, que afetou especialmente o Sul e o Sudeste do país, deverá ser interrompida com a chegada dessa massa de ar frio."
Palavra chave:FRIO
Inferência:pois a reportagem fala sobre a possivel chegada de uma frente fria no Brasil
Trecho de uma notícia:
Saúde mental dos adolescentes:
A adolescência (10 a 19 anos) é um momento único, que molda as pessoas para a vida adulta. Promover o bem-estar psicológico e protegê-los de experiências adversas e fatores de risco que possam afetar seu potencial de prosperar não são apenas fundamentais para seu bem-estar, mas também para sua saúde física e mental na vida adulta.
2-Palavra-chave: Saúde mental.
4-Inferência: O destaque a essa palavra e o texto que se baseou nela me fez chegar à conclusão de que esta é a palavra-chave.
Trecho de uma noticia e a palavra-chave. Davi Vidonscky (CATS) - 9B "Neymar viveu um mês perfeito no Santos e agora mira objetivos maiores" A palavra-chave dessa frase seria "mês perfeito" pois destaca um momento significativo vivido por Neymar no Santos e seu foco em metas maiores. Esse trecho destaca o momento significativo da carreira do jogador, eu cheguei nessa conclusão apenas por já ter uma conhecimento prévio da carreira do brasileiro, como os bons jogos que ele tem feito. Por esse motivo, cheguei a conclusão de "mês perfeito" é o trecho-chave da frase, já que ele é essencial para compreender a frase inteira (e a noticia inteira também). Fonte: https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2025/03/07/neymar-tem-mes-perfeito-no-santos-e-agora-mira-objetivos-mais-ousados.htm
Trecho: "E aquele sorriso, meio de lado, não era apenas um gesto; era um segredo compartilhado, uma promessa silenciosa de que tudo ficaria bem." - Shakespeare Expressão-chave: "promessa silenciosa" Inferência: Assim como em "O silêncio ressoa mais que palavras" , a expressão sugere um compromisso implícito, onde o gesto comunica mais do que qualquer fala, transmitindo conforto e entendimento mútuo. TRECHO DE UM COLEGA: Interessante sua visão sobre amor eterno! Interpretei como um conforto momentâneo. O que acha?
Escolha um trecho de um texto :O 11 de setembro de 2001 é uma data que ficou gravada na história mundial devido aos trágicos ataques terroristas que ocorreram nos Estados Unidos. Naquela manhã, quatro aviões comerciais foram sequestrados por membros da organização terrorista Al-Qaeda. Dois desses aviões colidiram com as Torres Gêmeas, no World Trade Center, em Nova York, causando a destruição dos edifícios e resultando na morte de milhares de pessoas.
Um terceiro avião atingiu o Pentágono, em Washington, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O quarto avião, o voo 93 da United Airlines, também sequestrado, caiu em um campo na Pensilvânia após passageiros tentarem retomar o controle da aeronave, evitando que ela atingisse um outro alvo, possivelmente a Casa Branca ou o Capitólio.
O ataque teve um impacto devastador, não só em termos de vidas perdidas – mais de 3 mil pessoas de diversas nacionalidades – mas também no cenário político e econômico mundial. O 11 de setembro resultou em mudanças significativas nas políticas de segurança, tanto nos Estados Unidos quanto em outros países. As consequências desse evento ainda são sentidas, com o aumento das medidas de segurança, especialmente em aeroportos e outras infraestruturas críticas, e a intensificação da "Guerra ao Terror", que levou os EUA a invadir o Afeganistão em busca de Osama bin Laden, o líder da Al-Qaeda, responsável pelos ataques.
Além disso, o 11 de setembro alterou a percepção global sobre o terrorismo, trazendo à tona o debate sobre segurança, privacidade e os direitos humanos. A memória do ataque continua a ser um ponto de reflexão sobre os desafios que o mundo enfrenta em relação à violência extremista e à necessidade de buscar soluções pacíficas para os conflitos internacionais. Identifique uma palavra ou expressão-chave: Uma palavra-chave importante neste contexto é "terrorismo". Ela reflete o evento central do 11 de setembro e seu impacto no mundo, além de ser um conceito central que influencia as políticas e discussões globais desde então. Compartilhe o trecho e a palavra/expressão escolhida : "O ataque teve um impacto devastador, não só em termos de vidas perdidas – mais de 3 mil pessoas de diversas nacionalidades – mas também no cenário político e econômico mundial." palavra "terrorismo" Explique sua inferência : Minha inferência sobre a palavra-chave "terrorismo" se baseia no fato de que os ataques de 11 de setembro de 2001 foram perpetrados por uma organização terrorista, a Al-Qaeda, e tiveram como objetivo causar medo e instabilidade global. O conceito de terrorismo está diretamente relacionado ao uso de violência, muitas vezes contra civis, para atingir objetivos políticos ou ideológicos, algo que foi claramente evidente nesse evento.
Além disso, o impacto do 11 de setembro foi profundamente marcado pela forma como o terrorismo foi encarado globalmente a partir desse momento. O evento alterou políticas de segurança em diversos países, gerou uma série de medidas para combater o terrorismo, como a criação de novas leis e agências de segurança, e levou a uma reconfiguração das relações internacionais. Portanto, "terrorismo" é a expressão-chave que sintetiza a natureza dos ataques e suas consequências mais amplas. comente a inferência de um colega: meu colega achou muito legal
Trecho escolhido:
"Tenha coragem e seja gentil." – Cinderela (2015)
Palavra-chave:
"coragem e gentileza"
Inferência:
A frase ensina que ter coragem não é apenas enfrentar perigos, mas também suportar dificuldades sem se tornar amargo. Da mesma forma, a gentileza é uma escolha, mesmo diante da maldade. Cinderela segue esse conselho e, apesar do sofrimento, mantém seu coração puro, o que a leva ao seu final feliz.
Trecho escolhido:"Era uma vez um homem tão cheio de sonhos que, ao invés de trabalhar, passava os dias pensando nas maravilhas que poderia realizar. O problema era que ele nunca saía da cama, porque o medo de falhar o mantinha preso."
Palavra-chave:"medo de falhar"
Inferência:A expressão "medo de falhar" indica que o homem é paralisado pela ansiedade e o receio de não alcançar seus objetivos. Esse medo o impede de agir, fazendo com que seus sonhos nunca se tornem realidade, apesar de sua grande imaginação e desejo de realizá-los.
Trecho:"Ele estava sentado à beira do abismo, olhando para o vazio à sua frente, e sabia que, a qualquer momento, poderia cair. Mas não movia um músculo, como se estivesse esperando por algo ou alguém."
Palavra-chave: "à beira do abismo".
Inferência: A expressão "à beira do abismo" não se refere a uma situação literal, mas é uma metáfora que sugere que o personagem está em um momento de grande vulnerabilidade ou crise.
Caio Vinícius Passador 9B
Trecho escolhido:
"Ela olhou pela janela e viu o mundo lá fora, mas não sentiu vontade de sair. A rua estava cheia de pessoas, todas correndo de um lado para o outro, mas a sensação de estar distante dela parecia mais forte do que nunca."
Palavra/expressão-chave:
"distante dela"
Explicação da inferência:
A expressão "distante dela" me sugere uma sensação de desconexão emocional ou social. Não é uma distância física, mas uma falta de pertencimento ou de conexão com o mundo ao redor. A autora usa esse termo para indicar que, apesar de a personagem estar fisicamente presente na cena, ela se sente apartada, talvez emocionalmente isolada ou desconectada das outras pessoas. A pista de que a rua está cheia de pessoas, mas a personagem não sente vontade de sair, sugere uma falta de motivação ou uma sensação de alienação. Esse tipo de sentimento é comum em momentos de introspecção ou em períodos de solidão.
Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser FELIZ. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz
.Eu cheguei a essa conclusão pois o texto inteiro está se referindo ao sujeito ser feliz por isso essa é a palavra central do trecho
Ser é a inferencia do texto.
Trecho escolhido: "Ela olhou pela janela, sentindo o peso da tarde caindo sobre a cidade. O céu, que antes estava claro, agora estava tingido de laranja, como uma pintura de despedida."
Palavra-chave: "peso da tarde"
Inferência: A expressão "peso da tarde"
Trecho: O vento evoca memórias de infância em Júlia, trazendo à tona lembranças esquecidas.
Palavra-chave: "o vento tinha o poder de trazer o passado à tona"
Inferência: O vento é uma metáfora para como estímulos ambientais podem despertar memórias emocionais e revelar o passado.
Trecho:"A cidade acordava envolta em névoa, e os primeiros raios de sol se infiltravam tímidos entre as ruas estreitas, como se hesitassem em despertar o dia."
Palavra/expressão-chave: "hesitassem em despertar o dia"
Explicação da inferência:A frase sugere que os raios de sol parecem agir como se tivessem vontade própria, "hesitando" antes de iluminar a cidade. Essa personificação do sol nos leva a inferir que a manhã nasce de forma lenta e incerta, talvez transmitindo uma sensação de melancolia ou preguiça. A escolha do verbo "hesitar" reforça a ideia de um despertar gradual e até relutante, o que pode indicar um clima frio, um cenário introspectivo ou um início de dia pouco promissor.
isabele fernandes 9b
Trecho escolhido:
"Ele olhou para o horizonte, e, apesar da tempestade que se aproximava, algo dentro dele dizia que tudo ficaria bem. Havia uma força que ele não sabia de onde vinha, mas que o fazia continuar."
Palavra/expressão-chave: "força"
Explicação da inferência:
A palavra "força" pode ter um significado implícito no contexto do trecho. Não se trata de uma força física, mas provavelmente de uma força interna ou emocional, algo que impulsiona a pessoa a seguir em frente mesmo diante de dificuldades, como a tempestade que está se aproximando. O uso da palavra "força" aqui sugere resiliência e coragem, qualidades que são desenvolvidas internamente para lidar com situações adversas. A inferência é baseada no fato de que, apesar das condições externas (tempestade), a pessoa sente que há algo dentro dela que a motiva a continuar, o que indica que se trata de uma força não tangível, mas psicológica.
Trecho: O vento evoca memórias de infância em Júlia, trazendo à tona lembranças esquecidas.
Palavra-chave: "o vento tinha o poder de trazer o passado à tona"
Inferência: O vento é uma metáfora para como estímulos ambientais podem despertar memórias emocionais e revelar o passado
Trecho escolhido:
“Ele estava sozinho na praça, o vento frio acariciando seu rosto, e seus pensamentos, como as folhas caídas, se espalhavam em todas as direções, sem encontrar repouso.
Palavra/expressão-chave: "como as folhas caídas"
Explicação da inferência:
A expressão "como as folhas caídas" faz uma comparação entre os pensamentos do personagem e as folhas que caem das árvores. Essa imagem traz à tona a ideia de algo que está perdido, disperso e sem direção. Ao usar a palavra "caídas", sugere-se que esses pensamentos não estão organizados ou focados, mas espalhados e desordenados.
func on button_pressed get_tree.change_scene_to_file("skibidi toilet"):
Trecho:
"Quando ela olhou pela janela, o céu estava coberto por nuvens cinzas e o vento forte agitava as árvores. Sentia um pressentimento, como se algo estivesse prestes a acontecer."
Palavra Escolhida :
"pressentimento"
Exemplo:
A palavra "pressentimento" sugere uma intuição de que algo está para acontecer, sem explicação clara. O contexto das nuvens cinzas e vento forte indica um clima tenso, reforçando a sensação de algo ruim prestes a acontecer.
Trecho: O vento evoca memórias de infância em Júlia, trazendo à tona lembranças esquecidas.
Palavra-chave: "o vento tinha o poder de trazer o passado à tona"
Inferência: O vento é uma metáfora para como estímulos ambientais podem despertar memórias emocionais e revelar o passado.
Trecho escolhido: "Ela olhou pela janela, sentindo o peso da tarde caindo sobre a cidade. O céu, que antes estava claro, agora estava tingido de laranja, como uma pintura de despedida."
Palavra-chave: "peso da tarde"
Inferência: A expressão "peso da tarde" sugere que a personagem sente uma carga emocional, como cansaço ou melancolia. Isso é reforçado pela mudança no céu, simbolizando o fim de algo, como uma fase ou um estado emocional.
Pedro Yan Araujo
9 ano B
Trecho:
"Enquanto o sol se punha, Ana caminhava lentamente pela praia, sentindo a brisa fresca acariciar seu rosto. O som das ondas quebrando contra as pedras parecia um sussurro distante, como se a natureza estivesse compartilhando segredos com ela. Ela não sabia por que, mas aquela noite tinha um peso diferente."
Palavra-chave:
"peso diferente"
Explicação da inferência:
A expressão "peso diferente" sugere que Ana está sentindo algo além da sensação comum de uma noite tranquila. Não se trata de um peso físico, mas de um peso emocional ou psicológico. A ideia de que "a noite tinha um peso diferente" transmite que algo fora do comum está acontecendo, que a situação está marcando Ana de uma forma profunda e talvez inesperada. Essa interpretação é reforçada pelas palavras "sussurro distante" e "compartilhando segredos", que indicam que há algo misterioso ou significativo acontecendo ao seu redor, o que pode estar gerando essa sensação de peso. Ao conectar essa expressão com o contexto em que é usada — uma noite tranquila na praia —, podemos inferir que a personagem sente uma introspecção ou algo inquietante no ambiente que vai além da normalidade. O uso de conhecimentos prévios sobre expressões similares, como "sentir o peso de algo", me levou a essa interpretação.
frase: Governo vai zerar imposto de importação para baratear alimentos
palavra chave: zerar
palavra de expresao: baratear
eu cheguei nessa conclusao pois o titulo da noticia bem claro, alem de usar expressoes claras
Trecho escolhido:"Ela olhou pela janela, mas seus olhos não viam nada. Estava ali, mas parecia estar em outro lugar, distante."
Palavra/expressão-chave escolhida:"estava ali, mas parecia estar em outro lugar"
Inferência:Essa expressão me faz pensar que a personagem está fisicamente presente, mas emocionalmente ou mentalmente afastada. Talvez ela esteja pensando em algo que a ocupa profundamente, o que a impede de se conectar com o momento presente. A ideia de "distância" não é física, mas interna, mostrando um estado de desconexão emocional.
sara seravalli maradei 9b
trecho escolhido:
Nos últimos anos, os fenômenos climáticos extremos se intensificaram, afetando comunidades em todo o mundo. O aumento da frequência e da intensidade desses eventos é um claro indicativo da urgência com que precisamos agir para mitigar os impactos das mudanças climáticas."
Palavra/expressão-chave escolhida: "indício da urgência"
Explicação da inferência:
A palavra "indício" sugere que há sinais ou evidências claras de algo. No contexto do trecho, o "indício da urgência" está relacionado com os fenômenos climáticos extremos que se intensificaram. A palavra "urgência" implica que, diante da evidência desses fenômenos, as ações para mitigar as mudanças climáticas devem ser tomadas imediatamente e com a maior seriedade possível.
1) -C
2) -C
3)-A
4)- A
5)-D
6)- C
7)- B
8)-A
9)-C
10)-B
1) -C
2) -C
3)-A
4)- A
5)-D
6)- C
7)- B
8)-A
9)-C
10)-B
trecho de pequeno príncipe. "meu desenho não representava um chapéu. representava uma jiboia digerindo um elefante." a palavra "representava" trás o sentido do que aquilo se parecia. dizendo que, o desenho, não era um chapéu e sim. uma jiboia com um elefante na barriga.
Respostas;
1) -C
2) -C
3)-A
4)- A
5)-D
6)- C
7)- B
8)-A
9)-C
10)-B
1) (C)
2) (C)
3)(A)
4) (A)
5)(D)
6) (C)
7) (B)
8)(A)
9)(C)
10)(B)
Respostas;
1) (C)
2) (C)
3)(A)
4) (A)
5)(D)
6) (C)
7) (B)
8)(A)
9)(C)
10)(B)