Sejam bem-vindos a mais uma aula do nosso curso preparatório. Hoje, vamos mergulhar no descritor D20, uma habilidade crucial para a interpretação textual: Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
O que significa isso?
Em outras palavras, reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema nos ensina a comparar textos que falam sobre o mesmo assunto, mas que o fazem de maneiras diferentes. Essas diferenças acontecem por diversos motivos, como:
Público-alvo: Para quem o texto foi escrito? Crianças, adolescentes, adultos, especialistas? A linguagem e o nível de detalhe variam conforme o público.
Objetivo do autor: O autor quer informar, persuadir, entreter, ensinar? O objetivo influencia a forma como a informação é apresentada.
Meio de publicação: O texto foi publicado em um livro, revista científica, jornal, blog, rede social? O meio também influencia a linguagem e o estilo.
Contexto de produção e recepção: Quando e onde o texto foi produzido? Quem o escreveu? Em que contexto histórico e social ele será lido? Esses fatores também influenciam a interpretação.
Exemplo prático:
Vamos imaginar que o tema seja "a importância da água". Podemos encontrar diferentes textos sobre esse tema:
Texto 1: Um artigo científico em uma revista especializada em hidrologia, com linguagem técnica e dados estatísticos.
Texto 2: Uma reportagem em um jornal online, com linguagem mais acessível e foco nos problemas de escassez hídrica.
Texto 3: Uma história em quadrinhos para crianças, com linguagem lúdica e personagens que ensinam sobre o ciclo da água.
Percebam que todos os textos falam sobre a água, mas de formas muito diferentes. O texto científico é voltado para especialistas, a reportagem para o público em geral e a história em quadrinhos para crianças. Cada texto tem um objetivo e utiliza uma linguagem adequada ao seu público e meio de publicação.
Como aplicar?
Para reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema na prática, siga os seguintes passos:
Identifique o tema central dos textos: Sobre o que os textos falam?
Analise o público-alvo de cada texto: Para quem cada texto foi escrito?
Verifique o objetivo do autor em cada texto: O que o autor pretende com o texto?
Observe o meio de publicação de cada texto: Onde cada texto foi publicado?
Compare a linguagem e o estilo dos textos: Quais as diferenças na forma como a informação é apresentada?
Considere o contexto de produção e recepção: Quando e onde os textos foram produzidos e em que contexto serão lidos?
Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema é uma ferramenta fundamental para a compreensão e interpretação de textos. Ao desenvolver essa habilidade, vocês serão capazes de analisar criticamente as informações e entender as diferentes perspectivas sobre um mesmo tema.
Lembrem-se de considerar sempre o contexto de produção e recepção dos textos, pois ele é crucial para uma análise completa.
PRATIQUE!
Leia os textos abaixo e responda à questão proposta.
Texto 1
"A água é um recurso natural essencial para a vida no planeta. Estudos mostram que apenas 2,5% da água disponível na Terra é doce, e grande parte dessa quantidade está presa em geleiras. Por isso, é fundamental adotar políticas públicas que garantam o uso consciente desse recurso."
(Trecho de um artigo científico publicado em uma revista acadêmica).
Texto 2
"Sem água, não há vida! Em várias regiões do mundo, crianças e famílias inteiras sofrem com a falta desse recurso. Cada gota importa! Faça a sua parte: economize água e ajude a preservar o futuro do nosso planeta."
(Campanha publicitária veiculada em redes sociais).
Texto 3
Em um quadrinho, um personagem animado em forma de gota d'água diz: "Oi, eu sou a Gotinha! Estou aqui para lembrar vocês que a água é super importante! Vamos aprender juntos a economizar? Feche a torneira enquanto escova os dentes!"
Questão1. Os textos apresentados tratam do mesmo tema: a importância da água. Porém, eles foram produzidos para diferentes públicos e com diferentes objetivos. Com base nisso, analise as alternativas e escolha a correta:
A) Os três textos têm como público-alvo crianças, pois utilizam linguagem lúdica e apelativa.
B) O objetivo do Texto 1 é ensinar crianças a economizar água, enquanto o Texto 2 busca informar o público geral sobre dados científicos.
C) O Texto 2 e o Texto 3 têm como objetivo principal sensibilizar o público para a importância da economia de água, mas utilizam estratégias diferentes de linguagem.
D) O Texto 1 foi produzido com o objetivo de entreter, enquanto o Texto 3 visa informar especialistas sobre práticas de economia de água.