Sejam bem-vindos a mais uma aula preparatória. Hoje, vamos trabalhar uma habilidade fundamental para a leitura crítica: distinguir um fato de uma opinião relativa a esse fato, habilidade representada pelo Descritor D14. Aprender a diferenciar fatos de opiniões nos ajuda a compreender melhor os textos e a formar nossos próprios julgamentos de forma mais consciente.
O que são Fatos e Opiniões?
Fato: É uma informação que pode ser comprovada, verificada na realidade. É objetivo e independe de crenças ou pontos de vista. Pode ser comprovado por meio de evidências, dados, números, pesquisas, etc.
Opinião: É um ponto de vista pessoal, um julgamento, uma interpretação sobre algo. É subjetiva e pode variar de pessoa para pessoa. Expressa crenças, valores, sentimentos e percepções.
Por que é importante distinguir Fatos de Opiniões?
Saber diferenciar fatos de opiniões é crucial porque:
Desenvolve o pensamento crítico: Permite analisar as informações de forma mais objetiva, separando o que é comprovado do que é apenas uma interpretação.
Melhora a compreensão textual: Ajuda a entender a intenção do autor e a identificar possíveis vieses ou manipulações.
Auxilia na tomada de decisões: Permite tomar decisões mais informadas, baseadas em fatos concretos e não apenas em opiniões.
Prepara para a vida em sociedade: Em um mundo cheio de informações, é essencial saber discernir o que é fato do que é opinião para formar uma visão própria e participar de debates de forma construtiva.
Como Distinguir Fatos de Opiniões na Prática?
Aqui estão algumas dicas para te ajudar:
Verificabilidade: Pergunte-se: essa informação pode ser comprovada? Se a resposta for sim, provavelmente é um fato. Se for uma interpretação ou julgamento, é uma opinião.
Objetividade vs. Subjetividade: Fatos são objetivos, ou seja, descrevem a realidade como ela é. Opiniões são subjetivas, expressam o ponto de vista de alguém.
Marcas Linguísticas: Preste atenção em palavras e expressões que indicam opinião:
A) Adjetivos qualificativos: "ótimo", "péssimo", "interessante", "horrível".
B) Advérbios de modo: "claramente", "obviamente", "infelizmente".
C) Verbos de opinião: "acreditar", "achar", "considerar", "parecer".
D) Expressões de julgamento: "na minha opinião", "eu acredito que", "é importante ressaltar".
Contexto: Analise o contexto em que a informação está inserida. Em textos jornalísticos, por exemplo, espera-se que haja mais fatos do que opiniões, enquanto em artigos de opinião ou editoriais, a predominância é de opiniões.
Exemplo Prático:
"O Brasil sediou a Copa do Mundo de 2014 (fato). Foi a melhor Copa de todos os tempos! (opinião)."
Fato: O Brasil sediou a Copa do Mundo de 2014. Isso pode ser comprovado por registros históricos.
Opinião: "Foi a melhor Copa de todos os tempos!" Isso é um julgamento pessoal, outras pessoas podem ter opiniões diferentes.
Mais exemplos:
Fato: "A temperatura em São Paulo hoje é de 25 graus Celsius." (Pode ser verificada por termômetros e estações meteorológicas).
Opinião: "O clima de São Paulo é agradável." (Depende da preferência de cada pessoa).
Fato: "A vacina contra a gripe reduz o risco de complicações da doença." (Comprovado por estudos científicos).
Opinião: "Tomar vacina é uma bobagem." (Um ponto de vista pessoal, que ignora as evidências científicas).
Distinguir fatos de opiniões é uma habilidade essencial para a formação de cidadãos críticos e informados. Ao dominar essa competência, vocês estarão mais preparados para analisar informações, formar suas próprias opiniões e participar ativamente da sociedade.
PRATIQUE!
CRIANÇAS SÃO ACHADAS VIVAS NA SELVA 40 DIAS APÓS QUEDA DE AVIÃO NA COLÔMBIA
Irmãos sobreviveram na Amazônia e foram resgatados por militares. A mãe delas e mais dois adultos morreram no acidente, em 1º de maio.
Por g1 / 09/06/2023
As quatro crianças que estavam desaparecidas após a queda de um avião na Colômbia há 40 dias foram encontradas com vida nesta sexta-feira (9). A informação foi confirmada pelas Forças Armadas da Colômbia e pelo presidente Gustavo Petro. "É um grande presente para a Colômbia, um presente para a vida, nossos meninos cuidados pela selva", disse Petro em uma entrevista momentos após anunciar o resgate em um post numa rede social.
As autoridades não deram detalhes sobre o estado de saúde dos quatro irmãos resgatados, que estão sob cuidados médicos. Segundo a imprensa colombiana, as crianças estão desidratadas, com picadas de insetos e levemente feridas, especialmente nos pés, porque percorreram longas distâncias descalças.
[...]
O presidente colombiano disse que o "aprendizado" de viver na selva ajudou as crianças indígenas. "Eles se defenderam sozinhos, foi o aprendizado de viver na selva que as salvou", afirmou. "São exemplos de sobrevivência total que ficará para a história. Essas crianças são hoje os filhos da paz".
O ministro da Defesa, Iván Velázquez, disse que os irmãos podem ser levados a um hospital militar em Bogotá caso os médicos permitam.
No dia 17 de maio, Gustavo Petro chegou a anunciar o resgate das quatro crianças, mas depois negou e se retratou. As Forças Armadas seguiam com as buscas em mata fechada.
Fonte: https://g1.globo.com/
Questão 1. Há uma opinião em:
A) “... Gustavo Petro chegou a anunciar o resgate...”
B) “os irmãos podem ser levados a um hospital...”
C) “É um grande presente para a Colômbia...”
D) “... foram encontradas com vida nesta sexta...”