Localizar informações explícitas é uma habilidade fundamental para a compreensão de qualquer texto. É como encontrar as peças de um quebra-cabeça e montá-las para formar uma imagem completa. Mas como fazer isso com eficiência?
Leia atentamente:
Sublinhe ou destaque: Ao ler, sublinhe as palavras-chave e as frases que respondem diretamente às perguntas. Isso ajuda a visualizar as informações importantes.
Faça anotações: Anote as ideias principais em suas próprias palavras. Essa prática reforça a compreensão e facilita a revisão.
Pergunte-se:
Quem? O quê? Quando? Onde? Como? Por quê? Ao fazer essas perguntas, você direciona sua atenção para os elementos essenciais do texto.
Relacione as informações: Como as diferentes partes do texto se conectam? Essa conexão ajuda a construir um significado mais completo.
Diferencie explícito de implícito:
Explícito: Está diretamente escrito no texto, sem necessidade de deduções.
Implícito: Não está escrito de forma clara, mas pode ser inferido a partir das informações presentes.
Cuidado com as armadilhas: Questões que pedem por informações implícitas podem te levar a marcar a alternativa errada.
Varie os tipos de texto:
Textos narrativos: Contos, crônicas, notícias.
Textos informativos: Artigos, reportagens, manuais.
Textos opinativos: Artigos de opinião, editoriais.
Textos instrucionais: Receitas, manuais de instruções.
Textos literários: Poemas, romances.
Pratique regularmente:
Exercite com diferentes tipos de textos: Quanto mais você praticar, mais rápido e eficiente você se tornará.
Resolva exercícios: Questões de provas e vestibulares são ótimas ferramentas para treinar essa habilidade.
Discuta com colegas: Compartilhar suas ideias com outras pessoas ajuda a ampliar sua perspectiva.
Use recursos visuais:
Mapas mentais: Organize as informações de forma visual, facilitando a compreensão e a memorização.
Diagramas: Represente as relações entre as ideias de forma gráfica.
Seja paciente:
A compreensão de um texto leva tempo: Não tenha pressa para encontrar as respostas.
Releia se necessário: Se alguma parte do texto não estiver clara, releia com atenção.
Lembre-se: A habilidade de localizar informações explícitas é como um músculo: quanto mais você o exercita, mais forte ele fica. Com prática e dedicação, você se tornará um leitor mais crítico e eficiente.
Dicas extras:
Cuidado com as distrações: Encontre um lugar tranquilo para estudar e evite interrupções.
Use um dicionário: Se encontrar palavras desconhecidas, procure o significado no dicionário.
Faça pausas: É importante descansar a mente para evitar a fadiga mental.
Ao seguir essas dicas, você estará dando um grande passo para melhorar sua compreensão de textos e alcançar o sucesso nos estudos.
Bons estudos!
Fórum: Opinar, compartilhar e refletir
Tema da Discussão: A Importância de Localizar Informações Explícitas em um Texto
Instruções
Nesta atividade, você deverá participar de um fórum de discussão para compartilhar suas ideias, experiências e opiniões sobre a importância de localizar informações explícitas em um texto. Leia atentamente as orientações abaixo e faça sua contribuição.
Passo 1: Reflexão Individual Antes de escrever sua postagem, reflita sobre os seguintes questionamentos:
Como você costuma localizar informações explícitas ao ler um texto?
Quais estratégias você já utilizava e quais pretende adotar após a leitura da aula?
Você acredita que essa habilidade é importante apenas para a escola ou também para o dia a dia? Por quê?
Você já teve dificuldades em encontrar informações em um texto? Como resolveu esse problema?
Passo 2: Postagem no Fórum Com base na sua reflexão, elabore uma resposta de pelo menos 10 linhas, expondo sua opinião e compartilhando sua experiência. Seja claro e objetivo, utilizando exemplos para enriquecer sua argumentação.
Passo 3: Interação com Colegas Após postar sua resposta, leia as contribuições de pelo menos dois colegas e faça um comentário construtivo em cada uma delas. Seu comentário pode:
Concordar ou discordar de algum ponto (desde que com respeito e justificativa);
Acrescentar uma nova perspectiva sobre o tema;
Compartilhar uma experiência pessoal relacionada.
Critérios de Avaliação:
Pertinência: A postagem responde aos questionamentos propostos e se relaciona com o tema da aula.
Clareza e Coesão: O texto está bem estruturado, com ideias organizadas e argumentos coerentes.
Interação: Responde a pelo menos dois colegas de maneira respeitosa e significativa.
Criatividade e Reflexão Crítica: Demonstra capacidade de análise e reflexão sobre o tema.
PRATIQUE!
UMA GALINHA, de Clarice Lispector
Era uma galinha de domingo. Ainda viva porque não passava de nove horas da manhã. Parecia calma. Desde sábado encolhera-se num canto da cozinha. Não olhava para ninguém, ninguém olhava para ela. Mesmo quando a escolheram, apalpando sua intimidade com indiferença, não souberam dizer se era gorda ou magra. Nunca se adivinharia nela um anseio. Foi pois uma surpresa quando a viram abrir as asas de curto voo, inchar o peito e, em dois ou três lances, alcançar a murada do terraço. Um instante ainda vacilou – o tempo de a cozinheira dar um grito – e em breve estava no terraço do vizinho, de onde, em outro voo desajeitado, alcançou um telhado. Lá ficou em adorno deslocado, hesitando ora num, ora noutro pé. A família foi chamada com urgência e consternada viu o almoço junto de uma chaminé. O dono da casa lembrando-se da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar vestiu radiante um calção de banho e resolveu seguir o itinerário da galinha: em pulos cautelosos alcançou o telhado onde esta hesitante e trêmula escolhia com urgência outro rumo. [...]
Questão 1. Quem é a personagem principal da história?
Questão 2. Que outras personagens aparecem na história?
Questão 3. Quem é o narrador? Ele é também personagem? Como você chegou a essa conclusão?
Questão 4. "Foi pois uma surpresa quando a viram abrir as asas de curto voo, inchar o peito e, em dois ou três lances, alcançar a murada do terraço.” Qual a causa da surpresa?
Questão 5. Qual trecho do texto revela o significado de galinha de domingo?
Questão 6. A galinha era especial para a família? Justifique.
Questão 7. Qual a dupla necessidade do dono da casa?
Questão 8. Que fim você daria para a história?
(Prova Brasil). Leia o texto abaixo:
Como opera a máfia que transformou o Brasil num dos campeões da fraude de medicamentos
É um dos piores crimes que se podem cometer. As vítimas são homens, mulheres e crianças doentes — presas fáceis, capturadas na esperança de recuperar a saúde perdida. A máfia dos medicamentos falsos é mais cruel do que as quadrilhas de narcotraficantes. Quando alguém decide cheirar cocaína, tem absoluta consciência do que coloca no corpo adentro. Às vítimas dos que falsificam remédios não é dada oportunidade de escolha. Para o doente, o remédio é compulsório. Ou ele toma o que o médico lhe receitou ou passará a correr risco de piorar ou até morrer. Nunca como hoje os brasileiros entraram numa farmácia com tanta reserva.
PASTORE, Karina. O Paraíso dos Remédios Falsificados. Veja, nº 27. São Paulo: Abril, 8 jul. 1998, p. 40-41.
Questão 9. Segundo a autora, “um dos piores crimes que se podem cometer” é:
A) a venda de narcóticos.
B) a falsificação dos remédios.
C) a receita de remédios falsos.
D) a venda abusiva de remédios.
Seja Criativo: Fuja das Desculpas Manjadas
Entrevista com teens, pais e psicólogos mostram que os adolescentes dizem sempre a mesma coisa quando voltam tarde de uma festa. Conheça seis desculpas entre as mais usadas. Uma sugestão: evite-as. Os pais não acreditam.
— Nós tivemos que ajudar uma senhora que estava passando muito mal. Até o socorro chegar... A gente não podia deixar a pobre velhinha sozinha, não é?
— O pai do amigo que ia me trazer bateu o carro.
Mas não se preocupem, ninguém se machucou!
— Cheguei um minuto depois do ônibus ter partido. Aí tive de ficar horas esperando uma carona...
— Você acredita que o meu relógio parou e eu nem percebi?
— Mas vocês disseram que hoje eu podia chegar tarde, não se lembram?
— Eu tentei avisar que ia me atrasar, mas o telefone daqui só dava ocupado!
Questão 10. De acordo com o texto, os pais não acreditam em:
A) adolescentes.
B) psicólogos.
C) pesquisas.
D) desculpas.
Minha Sombra
De manhã a minha sombra
com meu papagaio e o meu macaco
começam a me arremedar.
E quando eu saio
a minha sombra vai comigo
fazendo o que eu faço
seguindo os meus passos.
Depois é meio-dia.
E a minha sombra fica do tamaninho
de quando eu era menino.
Depois é tardinha.
E a minha sombra tão comprida
brinca de pernas de pau.
Minha sombra, eu só queria
ter o humor que você tem,
ter a sua meninice,
ser igualzinho a você.
E de noite quando escrevo,
fazer como você faz,
como eu fazia em criança:
Minha sombra
você põe a sua mão
por baixo da minha mão,
vai cobrindo o rascunho dos meus poemas
sem saber ler e escrever.
LIMA, Jorge de. Minha Sombra In: Obra Completa. 19. ed. Rio de Janeiro: José Aguillar Ltda., 1958.
Questão 10. De acordo com o texto, a sombra imita o menino:
A) de manhã.
B) ao meio-dia.
C) à tardinha.
D) à noite.
Prezado Senhor,
Somos alunos do Colégio Tomé de Souza e temos interesse em assuntos relacionados a aspectos históricos de nosso país, principalmente os relacionados ao cotidiano de nossa História, como era o dia a dia das pessoas, como eram as escolas, a relação entre pais e filhos etc. Vínhamos acompanhando regularmente os suplementos publicados por esse importante jornal. Mas agora não encontramos mais os artigos tão interessantes. Por isso, resolvemos escrever-lhe e solicitar mais matérias a respeito.
Questão 11. O tema de interesse dos alunos é:
A) cotidiano.
B) escola.
C) História do Brasil.
D) relação entre pais e filhos.
-Passo 1
Lendo o título, as fontes e o primeiro parágrafo, pois geralmente ele é como um resumo do que virá no decorrer do texto.
Procurava estar atenta ao tema, ao título, ás palavras em destaque e ás fontes. Agora passarei a destacar palavras-chave, fazer anotações e relacionar as diferentes partes do texto.
Para o dia a dia também, pois mesmo fora da escola precisaremos ler e interpretar textos, então é importante saber usar esse tipo de habilidades.
Sim, já tive. Perguntei aos meus colegas e à minha professora, e então eles me ajudaram.
-Passo 2
Ter o costume de ler frequentemente é algo realmente importante, mas mais importante ainda é saber como fazer isso de uma forma melhor e organizada.
Ao realizar qualquer leitura, lembre-se de destacar pontos e palavras importantes, além de relacionar cada parte do texto e prestar atenção nos detalhes sempre. Assim, você poderá ter uma leitura melhor e mais produtivo.
-Passo 3
Não