Localizar informações explícitas é uma habilidade fundamental para a compreensão de qualquer texto. É como encontrar as peças de um quebra-cabeça e montá-las para formar uma imagem completa. Mas como fazer isso com eficiência?
Leia atentamente:
Sublinhe ou destaque: Ao ler, sublinhe as palavras-chave e as frases que respondem diretamente às perguntas. Isso ajuda a visualizar as informações importantes.
Faça anotações: Anote as ideias principais em suas próprias palavras. Essa prática reforça a compreensão e facilita a revisão.
Pergunte-se:
Quem? O quê? Quando? Onde? Como? Por quê? Ao fazer essas perguntas, você direciona sua atenção para os elementos essenciais do texto.
Relacione as informações: Como as diferentes partes do texto se conectam? Essa conexão ajuda a construir um significado mais completo.
Diferencie explícito de implícito:
Explícito: Está diretamente escrito no texto, sem necessidade de deduções.
Implícito: Não está escrito de forma clara, mas pode ser inferido a partir das informações presentes.
Cuidado com as armadilhas: Questões que pedem por informações implícitas podem te levar a marcar a alternativa errada.
Varie os tipos de texto:
Textos narrativos: Contos, crônicas, notícias.
Textos informativos: Artigos, reportagens, manuais.
Textos opinativos: Artigos de opinião, editoriais.
Textos instrucionais: Receitas, manuais de instruções.
Textos literários: Poemas, romances.
Pratique regularmente:
Exercite com diferentes tipos de textos: Quanto mais você praticar, mais rápido e eficiente você se tornará.
Resolva exercícios: Questões de provas e vestibulares são ótimas ferramentas para treinar essa habilidade.
Discuta com colegas: Compartilhar suas ideias com outras pessoas ajuda a ampliar sua perspectiva.
Use recursos visuais:
Mapas mentais: Organize as informações de forma visual, facilitando a compreensão e a memorização.
Diagramas: Represente as relações entre as ideias de forma gráfica.
Seja paciente:
A compreensão de um texto leva tempo: Não tenha pressa para encontrar as respostas.
Releia se necessário: Se alguma parte do texto não estiver clara, releia com atenção.
Lembre-se: A habilidade de localizar informações explícitas é como um músculo: quanto mais você o exercita, mais forte ele fica. Com prática e dedicação, você se tornará um leitor mais crítico e eficiente.
Dicas extras:
Cuidado com as distrações: Encontre um lugar tranquilo para estudar e evite interrupções.
Use um dicionário: Se encontrar palavras desconhecidas, procure o significado no dicionário.
Faça pausas: É importante descansar a mente para evitar a fadiga mental.
Ao seguir essas dicas, você estará dando um grande passo para melhorar sua compreensão de textos e alcançar o sucesso nos estudos.
Bons estudos!
Fórum: Opinar, compartilhar e refletir
Tema da Discussão: A Importância de Localizar Informações Explícitas em um Texto
Instruções
Nesta atividade, você deverá participar de um fórum de discussão para compartilhar suas ideias, experiências e opiniões sobre a importância de localizar informações explícitas em um texto. Leia atentamente as orientações abaixo e faça sua contribuição.
Passo 1: Reflexão Individual Antes de escrever sua postagem, reflita sobre os seguintes questionamentos:
Como você costuma localizar informações explícitas ao ler um texto?
Quais estratégias você já utilizava e quais pretende adotar após a leitura da aula?
Você acredita que essa habilidade é importante apenas para a escola ou também para o dia a dia? Por quê?
Você já teve dificuldades em encontrar informações em um texto? Como resolveu esse problema?
Passo 2: Postagem no Fórum Com base na sua reflexão, elabore uma resposta de pelo menos 10 linhas, expondo sua opinião e compartilhando sua experiência. Seja claro e objetivo, utilizando exemplos para enriquecer sua argumentação.
Passo 3: Interação com Colegas Após postar sua resposta, leia as contribuições de pelo menos dois colegas e faça um comentário construtivo em cada uma delas. Seu comentário pode:
Concordar ou discordar de algum ponto (desde que com respeito e justificativa);
Acrescentar uma nova perspectiva sobre o tema;
Compartilhar uma experiência pessoal relacionada.
Critérios de Avaliação:
Pertinência: A postagem responde aos questionamentos propostos e se relaciona com o tema da aula.
Clareza e Coesão: O texto está bem estruturado, com ideias organizadas e argumentos coerentes.
Interação: Responde a pelo menos dois colegas de maneira respeitosa e significativa.
Criatividade e Reflexão Crítica: Demonstra capacidade de análise e reflexão sobre o tema.
PRATIQUE!
UMA GALINHA, de Clarice Lispector
Era uma galinha de domingo. Ainda viva porque não passava de nove horas da manhã. Parecia calma. Desde sábado encolhera-se num canto da cozinha. Não olhava para ninguém, ninguém olhava para ela. Mesmo quando a escolheram, apalpando sua intimidade com indiferença, não souberam dizer se era gorda ou magra. Nunca se adivinharia nela um anseio. Foi pois uma surpresa quando a viram abrir as asas de curto voo, inchar o peito e, em dois ou três lances, alcançar a murada do terraço. Um instante ainda vacilou – o tempo de a cozinheira dar um grito – e em breve estava no terraço do vizinho, de onde, em outro voo desajeitado, alcançou um telhado. Lá ficou em adorno deslocado, hesitando ora num, ora noutro pé. A família foi chamada com urgência e consternada viu o almoço junto de uma chaminé. O dono da casa lembrando-se da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar vestiu radiante um calção de banho e resolveu seguir o itinerário da galinha: em pulos cautelosos alcançou o telhado onde esta hesitante e trêmula escolhia com urgência outro rumo. [...]
Questão 1. Quem é a personagem principal da história?
Questão 2. Que outras personagens aparecem na história?
Questão 3. Quem é o narrador? Ele é também personagem? Como você chegou a essa conclusão?
Questão 4. "Foi pois uma surpresa quando a viram abrir as asas de curto voo, inchar o peito e, em dois ou três lances, alcançar a murada do terraço.” Qual a causa da surpresa?
Questão 5. Qual trecho do texto revela o significado de galinha de domingo?
Questão 6. A galinha era especial para a família? Justifique.
Questão 7. Qual a dupla necessidade do dono da casa?
Questão 8. Que fim você daria para a história?
(Prova Brasil). Leia o texto abaixo:
Como opera a máfia que transformou o Brasil num dos campeões da fraude de medicamentos
É um dos piores crimes que se podem cometer. As vítimas são homens, mulheres e crianças doentes — presas fáceis, capturadas na esperança de recuperar a saúde perdida. A máfia dos medicamentos falsos é mais cruel do que as quadrilhas de narcotraficantes. Quando alguém decide cheirar cocaína, tem absoluta consciência do que coloca no corpo adentro. Às vítimas dos que falsificam remédios não é dada oportunidade de escolha. Para o doente, o remédio é compulsório. Ou ele toma o que o médico lhe receitou ou passará a correr risco de piorar ou até morrer. Nunca como hoje os brasileiros entraram numa farmácia com tanta reserva.
PASTORE, Karina. O Paraíso dos Remédios Falsificados. Veja, nº 27. São Paulo: Abril, 8 jul. 1998, p. 40-41.
Questão 9. Segundo a autora, “um dos piores crimes que se podem cometer” é:
A) a venda de narcóticos.
B) a falsificação dos remédios.
C) a receita de remédios falsos.
D) a venda abusiva de remédios.
(Prova Brasil). Leia o texto abaixo:
Seja Criativo: Fuja das Desculpas Manjadas
Entrevista com teens, pais e psicólogos mostram que os adolescentes dizem sempre a mesma coisa quando voltam tarde de uma festa. Conheça seis desculpas entre as mais usadas. Uma sugestão: evite-as. Os pais não acreditam.
— Nós tivemos que ajudar uma senhora que estava passando muito mal. Até o socorro chegar... A gente não podia deixar a pobre velhinha sozinha, não é?
— O pai do amigo que ia me trazer bateu o carro.
Mas não se preocupem, ninguém se machucou!
— Cheguei um minuto depois do ônibus ter partido. Aí tive de ficar horas esperando uma carona...
— Você acredita que o meu relógio parou e eu nem percebi?
— Mas vocês disseram que hoje eu podia chegar tarde, não se lembram?
— Eu tentei avisar que ia me atrasar, mas o telefone daqui só dava ocupado!
Questão 10. De acordo com o texto, os pais não acreditam em:
A) adolescentes.
B) psicólogos.
C) pesquisas.
D) desculpas.
(Prova Brasil). Leia o texto abaixo:
Minha Sombra
De manhã a minha sombra
com meu papagaio e o meu macaco
começam a me arremedar.
E quando eu saio
a minha sombra vai comigo
fazendo o que eu faço
seguindo os meus passos.
Depois é meio-dia.
E a minha sombra fica do tamaninho
de quando eu era menino.
Depois é tardinha.
E a minha sombra tão comprida
brinca de pernas de pau.
Minha sombra, eu só queria
ter o humor que você tem,
ter a sua meninice,
ser igualzinho a você.
E de noite quando escrevo,
fazer como você faz,
como eu fazia em criança:
Minha sombra
você põe a sua mão
por baixo da minha mão,
vai cobrindo o rascunho dos meus poemas
sem saber ler e escrever.
LIMA, Jorge de. Minha Sombra In: Obra Completa. 19. ed. Rio de Janeiro: José Aguillar Ltda., 1958.
Questão 10. De acordo com o texto, a sombra imita o menino:
A) de manhã.
B) ao meio-dia.
C) à tardinha.
D) à noite.
(Prova Brasil). Leia o texto abaixo:
Prezado Senhor,
Somos alunos do Colégio Tomé de Souza e temos interesse em assuntos relacionados a aspectos históricos de nosso país, principalmente os relacionados ao cotidiano de nossa História, como era o dia a dia das pessoas, como eram as escolas, a relação entre pais e filhos etc. Vínhamos acompanhando regularmente os suplementos publicados por esse importante jornal. Mas agora não encontramos mais os artigos tão interessantes. Por isso, resolvemos escrever-lhe e solicitar mais matérias a respeito.
Questão 11. O tema de interesse dos alunos é:
A) cotidiano.
B) escola.
C) História do Brasil.
D) relação entre pais e filhos.
Prestando atenção no titulo e na introdução, pois sempre o sentido do tema estará no titulo e na introdução.
Prestar mais atenção na parte do desenvolvimento, eu nunca ligava tanto assim pois achava que só a introdução já dava para entender.
No dia a dia, porque não prestamos atenção, e só queremos ler aquilo que é mais fácil. Só que essa habilidade é bem melhor para entendermos um texto e não sermos enganados facilmente.
Sim, tem muitas vezes que eu simplesmente não achava a informação porque me distraia demais e sempre ficava perdida no texto, então quando eu percebia que não tinha prestado atenção, eu lia desdo começo um texto e memorizava ou escrevia em um caderno aquilo que mais chamava a minha atenção. Assim eu não me perdia na minha cabeça e também prestava atenção no que eu lia. Acho uma dica muito boa e recomendo para aqueles que se perdem muito igual eu.
Se tivesse acabado de ter uma lição sobre o tema, é provável que eu começasse a usar métodos diferentes, tipo escrever as ideias principais antes de começar a ler ou fazer pequenos apanhados para fixar o que aprendi.
Essa capacidade é útil não só para os estudos, mas em muitas situações. Analisar um acordo, compreender o modo de preparo de um prato, entender uma reportagem de maneira adequada – tudo isso pede saber achar dados de forma eficiente.
Já me senti perdido quando o texto era extenso ou muito específico. Para dar a volta por cima, revise trechos cruciais, separe o texto em partes menores e, se for preciso, consulte um dicionário ou outras fontes para entender melhor.
Texto:
Eu costumo para ser mais rápido, olhar a parte que provavelmente é onde estará a solução e a resposta da pergunta, como frases em negrito, trechos sublinhados, ect. Eu não pretendo mudar, pois não achei nenhuma interessante e que achei que seria mais eficiente do que essa que falei. Eu acho que é importante para ambas as situações, na escola para um bom entendimento e para ir bem na matéria de português e no dia a dia, para caso aconteça alguma situação que precise usar essa habilidade, você saber. Já tive dificuldades, já cheguei até a errar algumas questões, mas não foi por causa desse método, mas por falta de atenção. Nessa vida eu prefiro estudar, e discordo de quem só vem pra escola para bagunçar e não estudar, pois é uma escola privada, que não é barata né. Essa questão de como achar informações nos textos é algo que não é muito difícil, pois existe várias estratégias para isso se tornar mais fácil.
Questões:
1: A galinha.
2: A cozinheira, a família, o dono da casa e o vizinho
3: A Clarice narra uma história porém não participa dela
4: A surpresa foi a galinha ter voado até o muro no terraço
5: Está viva e calma pois ainda não tinha passado das nove da manhã
6: Sim, pois a família se importa muito com a galinha
7: Ele se lembrou da dupla necessidade urgente de fazer algum esporte e de almoçar
8: Ninguém encontrou ela pois ela sumiu
9: b
10: d
10: a
11: c
Miguel Souza Cotrin 9ºF
1- A galinha.
2- Cozinheira, família, dono da casa, vizinho.
3- Clarice narra a história, mas não participou dela, pois não foi citada.
4- A surpresa foi a galinha (que não voa) voar até a murada do terraço.
5- Calma e viva pois ainda não passada das nove da manhã.
6- Sim, pois a família se importa com ela.
7- Ele percebeu que precisava praticar esporte e almoçar de vez em quando.
8- Ninguém nunca mais viu a galinha, pois sumiu.
9-B
10-D
11-A
12-C
Maria eduarda rocha 9f
1- A galinha.
2- Cozinheira, família, dono da casa, vizinho.
3- Clarice apenas narra uma história mas não participou dela.
4- A surpresa foi a galinha voar até a murada do terraço.
5- Calma e viva pois ainda não passada das nove da manhã.
6- Sim, pois a família se importa com ela.
7- Ele se lembrou da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar.
8- Ninguém encontrou a galinha pois ela desapareceu.
9- B
10- D
10- A
11- C
Alice Maria da Silva Brito 9f
1- A galinha.
2- Cozinheira, família, dono da casa, vizinho.
3- Clarice apenas narra uma história mas não participou dela.
4- A surpresa foi a galinha voar até a murada do terraço.
5- Calma e viva pois ainda não passada das nove da manhã.
6- Sim, pois a família se importa com ela.
7- Ele se lembrou da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar.
8- Ninguém encontrou a galinha pois ela desapareceu.
9- B
10- D
10- A
11- C
kethellyn kamily
1- A galinha.
2- Família, dono da casa,cozinheira e vizinho.
3- A Clarice narrou a historia mas nao participou
4- A surpresa foi que a galinha conseguiu voar ate o terraço
5- Viva e calma pois ainda não passou das nove da manhã.
6- Sim, pois a família se importava com ela.
7- Ele se lembrou de praticar esporte e de almoçar.
8- Ninguem achou ela pois ela desapareceu
9- B
10- D
10- A
11- C
Sofhia Oliveira 9F
1- A galinha
2- Cozinheira, vizinho, família e dono da casa
3- A autora do texto, Clarice Lispector, narrou a história, mas não participou.
4- A galinha levantou voou e alcançou o muro
5- Ainda viva porque não passava de nove horas da manhã.
6- Não, pois ela era vista apenas como um alimento.
7- De fazer esporadicamente algum esporte e almoçar.
8- Ela consegue fugir e vive livre como sempre sonhou
9- B
10- D
11- A
12- C
1- Galinha
2- Cozinheira, família, vizinho, dona de casa
3- Clarice, ela narra a história, mas não participa dela
4- A galinha voar e alcançar o muro
5- Viva pois não havia passado das 9 da manhã
6- Não, pois viam ela apenas como um alimento
7- De fazer esparodicamente um esporte e almoçar
8- Ela consegue fugir e viver do jeito que sonhou e ninguém encontrou ela
9-B
10-D
11-A
12-C
mariane melo lopes 9F
1- A galinha.
2- Cozinheira, família, dono da casa, vizinho.
3- Clarice apenas narra uma história mas não participou dela.
4- A surpresa foi a galinha voar até a murada do terraço.
5- Calma e viva pois ainda não passada das nove da manhã.
6- Sim, pois a família se importa com ela.
7- Ele se lembrou da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar.
8- Ninguém encontrou a galinha pois ela desapareceu.
9- B
10- D
11- A
12- C
1- A galinha.
2- Cozinheira, família, dono da casa, vizinho.
3- Clarice apenas narra uma história mas não participou dela.
4- A surpresa foi a galinha voar até a murada do terraço.
5- Calma e viva pois ainda não passada das nove da manhã.
6- Sim, pois a família se importa com ela.
7- Ele se lembrou da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar.
8- Ninguém encontrou a galinha pois ela desapareceu.
9- B
10- D
10- A
11-C
1- A galinha
2-cozinheiro, dono da casa e família
3-observador por que ele está fora da história e não é um personagem
4-a causa do comportamento inesperado da galinha
5- a galinha estava destinada a o almoço da família
6-não, ela era tratada sem importancia
7-era capturar a galinha e realizar um pouco de exercício físico
8-a família decide poupa-la pela sua tentativa de fuga, e desaparece
9-b
10-d
11-c
1- A galinha.
2- Cozinheira, família, dono da casa, vizinho.
3- Clarice apenas narra uma história mas não participou dela.
4- A surpresa foi a galinha voar até a murada do terraço.
5- Calma e viva pois ainda não passada das nove da manhã.
6- Sim, pois a família se importa com ela.
7- Ele se lembrou da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar.
8- Ninguém encontrou a galinha pois ela desapareceu.
9- B
10- D
10- A
11- C
luca de melo 9-f
1- A galinha.
2- Cozinheira, família, dono da casa, vizinho.
3- Clarice apenas narra uma história mas não participou dela.
4- A surpresa foi a galinha voar até a murada do terraço.
5- Calma e viva pois ainda não passada das nove da manhã.
6- Sim, pois a família se importa com ela.
7- Ele se lembrou da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar.
8- Ninguém encontrou a galinha pois ela desapareceu.
9- B
10- D
10- A
11- C
Marcella 9F
1- A galinha.
2- Cozinheira, família, dono da casa, vizinho.
3- Clarice apenas narra uma história mas não participou dela.
4- A surpresa foi a galinha voar até a murada do terraço.
5- Calma e viva pois ainda não passada das nove da manhã.
6- Sim, pois a família se importa com ela.
7- Ele se lembrou da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar.
8- Ninguém encontrou a galinha pois ela desapareceu.
9- B
10- D
10- A
11- C
Pedro Ferreira Sousa 9F
1- A galinha
2-cozinheiro, dono da casa e família
3-observador por que ele está fora da história e não é um personagem
4-a causa do comportamento inesperado da galinha
5- a galinha estava destinada a o almoço da família
6-não, ela era tratada sem importancia
7-era capturar a galinha e realizar um pouco de exercício físico
8-a família decide poupa-la pela sua tentativa de fuga, e desaparece
9-b
10-d
11-c
Daniel de Souza Ortiz 9°F
1- A galinha.
2- Cozinheira, família, dono da casa, vizinho.
3- Clarice apenas narra uma história mas não participou dela.
4- A surpresa foi a galinha voar até a murada do terraço.
5- Calma e viva pois ainda não passada das nove da manhã.
6- Sim, pois a família se importa com ela.
7- Ele se lembrou da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar.
8- Ninguém encontrou a galinha pois ela conseguiu fugir.
9-B
10-D
11-A
12-C
1- A galinha
2- A cozinheira e o dono da casa
3- O narrador não é um personagem, pois ele não se menciona em nenhum momento e o texto esta na 3ª pessoa
4- Pois no dia anterior a galinha estava deprimida e não olhava na cara de ninguém
5- " Desde sábado encolhera-se num canto da cozinha
6- Sim, porque ela seria o almoço
7- De que ele precisava fazer algum esporte e de que precisava almoçar
8- O dono conseguiu pegar a galinha mas decidiu q ela não seria mais o almoço
9- B
10- D
10- A
11- C
yasmin braga nunes 9-F
1- A galinha.
2- Cozinheira, família, dono da casa, vizinho.
3- Clarice apenas narra uma história mas não participou dela.
4- A surpresa foi a galinha voar até a murada do terraço.
5- Calma e viva pois ainda não passada das nove da manhã.
6- Sim, pois a família se importa com ela.
7- Ele se lembrou da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar.
8- Ninguém encontrou a galinha pois ela desapareceu.
9- B
10- D
11- A
12- C
1- A galinha.
2- Cozinheira, família, dono da casa, vizinho.
3- Clarice apenas narra uma história mas não participou dela.
4- A surpresa foi a galinha voar até a murada do terraço.
5- Calma e viva pois ainda não passada das nove da manhã.
6- Sim, pois a família se importa com ela.
7- Ele se lembrou da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar.
8- Ninguém encontrou a galinha pois ela desapareceu.
9- B
10- D
10- A
11- C
Gabriela Cardoso 9 A
😋
1- A galinha
2- Cozinheira, vizinho, família e dono da casa
3- A autora do texto, Clarice Lispector, narrou a história, mas não participou.
4- A galinha levantou voou e alcançou o muro
5- Ainda viva porque não passava de nove horas da manhã.
6- Não, pois ela era vista apenas como um alimento.
7- De fazer esporadicamente algum esporte e almoçar.
8- Ela consegue fugir e vive livre como sempre sonhou
9- B
10- D
11- A
12- C
1- a galinha
2- a cozinheira, o vizinho, a família e o dono da casa
3- Clarice Lispector a autora do livro, não é um personagem na narrativa, ela usou o texto na 3 pessoa
4- A galinha ter conseguido voar e alcançado o muro
5-Ainda viva porque não passava de nove horas da manhã.
6-Não,"ninguém olhava para ela. Mesmo quando a escolheram, apalpando sua intimidade com indiferença, não souberam dizer se era gorda ou magra. Nunca se adivinharia nela um anseio"
7-necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar
8-Eles veriam que a galinha tinha um valor e poupariam ela, usando ela como uma fonte de renda mostrando as habilidades incomuns dela
9-B
10-D
11-A
12-C
Julia Victória Cunha de Santana 9a
Ana Rita sales 9A
1- a galinha
2- a cozinheira, a família, dono da casa, vizinho
3- Clarisse é a narradora da história, ela não participa
4 - a galinha havia voado até a borda do terraço
5 - ''ainda viva porque não passava das nove horas da manhã. Parecia calma.''
6 - não diria que ela é especial para a família, poia ela era o almoço, mas importante ela era, porque sem ela, a família não ia ter oque comer
7- a necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar
8 - que felizmente a galinha sumiu e não foi o almoço da família
9- B
10 - D
10 - A
11- C
Isadora Teixeira Pereira dos Santos 9A
1- A galinha
2- A cozinheira e o dono da casa
3- O narrador não é um personagem, pois ele não se menciona em nenhum momento e o texto esta na 3ª pessoa
4- Porque no dia anterior a galinha estava deprimida e não olhava na cara de ninguém
5- " Desde sábado encolhera-se num canto da cozinha
6- Sim, porque ela seria o almoço
7- De que ele precisava fazer algum esporte e de que precisava almoçar
8- O dono conseguiu pegar a galinha mas decidiu q ela não seria mais o almoço
9- B
10- D
10- A
11- C
1-O personagem principal e a galinha
2-A cozinheira,O dono da casa e a familia
3-Clarisse Lispector,nao,pq nao tem nada q retrate a ela ou ele pois e Narrador observador
4-A tentativa de fuga da galinha voando
5-pois seria a comida de domingo
6-Nao,nao era especial
7-dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar(a galinha de domingo)
8-eu colocaria,que a galinha retornaria no dia seguinte e seria a galinha de segunda
9-B
10-d
11-c
Enzo gregorio rubim 9A
1- A galinha.
2- Cozinheira, família, dono da casa e o vizinho.
3- Clarice apenas narra,mas não participou da história
4- A galinha foi voar para o terraço
5- Calma e viva pois ainda não passada das nove da manhã.
6- Sim, pois ela importa para a família
7- Ele se lembrou da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar.
8- Que a galinha sumiu
9- B
10- D
10)A
11- A
1- a galinha
2- a cozinheira, família e o dono da casa
3- o narrador ele apenas observa mas não faz parte do que acontece na história
4- a surpresa veio do fato que ninguém esperava que a galinha fosse tentar fugir
5- o trecho ´´'era uma galinha de domingo´´
6- não ela não era especial, pois foi escolhida apenas para a refeição e não recebia nenhum tipo de consideração
7- uma das necessidades era capturar a galinha e praticar exercício físico
8- eu bom final seria se eles pudessem entender que a galinha não servia só como alimento e não cozinha-se ela
9- B
10- D
11- C
LUCAS MIRANDA CARDOSO 9A
Pedro Henrique Hermínio da Silva Fontenele 9ºA
1- A galinha
2- A cozinheira, a família, o dono da casa
3- Narrador onisciente, pois ele está na terceira pessoa do discurso
4- A galinha voar para a murada do terraço
5- "Ainda viva porque não passava de nove horas da manhã."
6- Não, pois como o texto disse: "Mesmo quando a escolheram, apalpando sua intimidade com indiferença, não souberam dizer se era gorda ou magra. Nunca se adivinharia nela um anseio."
7- A necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar.
8- A galinha fugiria da família, porém, seria comido por outro animal.
9- B
10- D
10- A
11- C
Miguel Hörlle Sobral 9ºA 1- Uma galinha.
2- a cozinheira, o vizinho, a família e o dono da casa.
3- Clarice Lispector, não, em nenhum momento ele se retrata na fala falando sobre "mim" ou "eu" como um personagem no texto.
4- Galinhas não voam e eles não pensaram que ela teria a coragem de voar.
5- Pois ela seria o almoço de domingo, onde seria morta e comida.
6- Não, pois eles tinham planejado comer ela no domingo e eles não sabiam se ela era gorda ou magra para ser tão importante assim.
7- Fazer algum esporte e almoçar.
8- a galinha tentaria voar e cairia de cara no chão, fazendo assim o almoço da família onde a galinha seria comida.
9- B)
10- D)
11- A)
12- C)
1- A galinha.
2- A cozinheira, a família, o dono da casa e o vizinho.
3- A autora. Não, pois o texto está na terceira pessoa, então só é contado os fatos do texto.
4- A causa da surpresa foi ver a galinha voar até o terraço.
5- Que ela ainda estava viva e calma, pois ainda não se passava das 9 da manhã.
6- Sim, pois a família demonstrou preocupação ao ver a galinha voar e tentar chegar até o terraço.
7- Ele se lembrou da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte de almoçar.
8- A galinha sumiria por alguns dias depois de subir no terraço, só retornando algum dias depois.
9- Letra B.
10- Letra D.
11- Letra A.
12- Letra C.
Mai A. 9 ano A>
Miguel Cita de Moraes 9-A
1 a 8-Galinha
-Cozinheira, Familia e dono da casa
-a autora apenas narra, não participa da historia
-a galinha voar
-"Ainda viva porque não se passava de nove horas"
-Não, porque não fala nada que pode dizer que é especial
-"de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar"
-(por algum motivo ctrl+c no texto fez meu texto ficar azul e sou preguiçoso demais para corrigir)A galinha ser pegua e feita como almoço para a familia
9)-C
10)-D
11)-B
12)-C
1- a Galinha
2-cozinheira, vizinho, a família e o dono da casa
3-Clarice, ela escreveu a história, mas não apareceu nela
4-A galinha conseguiu voar até o terraço
5-Ainda viva porque não passava das nove da manhã,parecia calma desde sábado
6-Sim, a família se preocupa com ela
7-Ele se lembrou de almoçar
8-A galinha some
9-b
10-D
10-A
11-C
Luiza Góes 9a
1- A galinha
2- A cozinheira e o dono da casa
3- Clarice apenas narra uma historia mas nao participa
4- Foi voar para o terraço
5- Era uma galinha de domingo
6- A galinha nao era especial, porque era apenas para servir o jantar
7- Ele se lembrou da necessidade de fazer esporte e de almoçar
8 - A galinha sumiu
9- B
10-D
11- C
Pedro VIlela de Souza 9 a
1- A galinha
2- Cozinheira, família, dono da casa, vizinho.
3- Clarice apenas narra uma história, mas não participou
4- Foi voar para terraço
5- Calma e viva, pois ainda não passada das nove da manhã.
6- Sim, pois a família se importa com ela.
7- Ele se lembrou da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar.
8- A galinha sumiu
9- C
10- Letra C
10- Letra D
11- Letra C
leticia sintii
Sthefany Tamy Kuada
1- A galinha 2-cozinheiro, dono da casa e família 3-observador por que ele está fora da história e não é um personagem 4-a causa do comportamento inesperado da galinha 5- a galinha estava destinada a o almoço da família 6-não, ela era tratada sem importância 7-era capturar a galinha e realizar um pouco de exercício físico 8-a família decide poupa-la pela sua tentativa de fuga, e desaparece 9-b 10-d 11-c
Brenda França dos Santos 9A
1- A galinha
2-cozinheiro, dono da casa e família
3-observador por que ele está fora da história e não é um personagem
4-a causa do comportamento inesperado da galinha
5- a galinha estava destinada a o almoço da família
6-não, ela era tratada sem importancia
7-era capturar a galinha e realizar um pouco de exercício físico
8-a família decide poupa-la pela sua tentativa de fuga, e desaparece
9-b
10-d
11-c
1- A personagem principal é a galinha, que tenta escapar de seu destino e simboliza a luta pela vida, refletindo o instinto de sobrevivência.
2- Além da galinha, aparecem a cozinheira, o dono da casa e a família, que veem a galinha apenas como alimento até a tentativa de fuga.
3- O narrador é observador, não participando da história, mas apenas descrevendo os eventos de fora.
4- A surpresa vem do comportamento inesperado da galinha, que tenta fugir, mostrando um instinto de sobrevivência que ninguém esperava dela.
5- O trecho “Era uma galinha de domingo” mostra que a galinha estava destinada a ser a refeição especial da família no domingo, refletindo a prática comum.
6- Não, a galinha não era especial para a família. Ela era vista apenas como alimento, sem qualquer consideração além disso.
7- A dupla necessidade do dono da casa era capturar a galinha e, ao mesmo tempo, aproveitar para fazer um exercício físico subindo no telhado.
8- Uma possível conclusão seria que, ao capturar a galinha, a família decide poupá-la, passando a tratá-la com mais respeito, impactada pela tentativa de fuga.
9- C
10- D
10- D
11- C
Victor Melo 9-A
S 1- A galinha.
2- Cozinheira, família, dono da casa, vizinho.
3- Clarice apenas narra uma história, mas não participou
4- Foi voar para terraço
5- Calma e viva, pois ainda não passada das nove da manhã.
6- Sim, pois a família se importa com ela.
7- Ele se lembrou da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar.
8- A galinha sumiu
9- C
10- D
10- D
Pedro H. Zilio 9A CATS
Guilherme Salles Vargas 9A
1- A galinha.
2- Cozinheira, família, dono da casa, vizinho.
3- Clarice, que só narra, mas não participou.
4- Foi voar para terraço.
5- Calma e viva, pois ainda não passada das nove da manhã.
6- Sim, pois a família se importa com ela.
7- Ele se lembrou da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar.
8- A galinha sumiu.
9- C
10- D
10- D
11- C
Augusth Novais 9A
1- A galinha.
2- Cozinheira, família, dono da casa, vizinho.
3- Clarice apenas narra uma história, mas não participou.
4- Foi voar para terraço.
5- Calma e viva, pois ainda não passada das nove da manhã.
6- Sim, pois a família se importa com ela.
7- Ele se lembrou da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar.
8- A galinha sumiu.
9- C
10- D
10- D
11- C
joao pedro sobral pereira
1- A galinha.
2- Cozinheira, família, dono da casa, vizinho.
3- Clarice apenas narra uma história, mas não participou
4- Foi voar para terraço
5- Calma e viva, pois ainda não passada das nove da manhã.
6- Sim, pois a família se importa com ela.
7- Ele se lembrou da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar.
8- A galinha sumiu
9- C
10- D
10- D
11- C
1- A galinha.
2- Cozinheira, família, dono da casa, vizinho.
3- Clarice apenas narra uma história, mas não participou
4- Foi voar para terraço
5- Calma e viva, pois ainda não passada das nove da manhã.
6- Sim, pois a família se importa com ela.
7- Ele se lembrou da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar.
8- A galinha sumiu
9- C
10- D
10- D
11- C
Nome: Gabriel Santana Santos 9A
Breno Messine Ribeiro 9A
1- A galinha.
2- Cozinheira, família, dono da casa, vizinho.
3- Clarice apenas narra uma história, mas não participou
4- Foi voar para terraço
5- Calma e viva, pois ainda não passada das nove da manhã.
6- Sim, pois a família se importa com ela.
7- Ele se lembrou da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar.
8- A galinha sumiu
9- C
10- D
10- D
11- C
1- A galinha.
2- Cozinheira, família, dono da casa, vizinho.
3- Clarice apenas narra uma história, mas não participou
4- Foi voar para terraço
5- Calma e viva, pois ainda não passada das nove da manhã.
6- Sim, pois a família se importa com ela.
7- Ele se lembrou da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar.
8- A galinha sumiu 9- C 10/ D 10/D 11/C Heitor dos anjos 9°A
1- A galinha.
2- Cozinheira, família, dono da casa, vizinho.
3- Clarice apenas narra uma história, mas não participou
4- Foi voar para terraço
5- Calma e viva, pois ainda não passada das nove da manhã.
6- Sim, pois a família se importa com ela.
7- Ele se lembrou da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar.
8- A galinha sumiu
9- C
10- D
10- D
11- C
João Vitor Silva de Ávila 9A 1- A galinha.
2- Cozinheira, família, dono da casa, vizinho.
3- Clarice apenas narra uma história, mas não participou
4- Foi voar para terraço
5- Calma e viva, pois ainda não passada das nove da manhã.
6- Sim, pois a família se importa com ela.
7- Ele se lembrou da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar.
8- A galinha sumiu
9- C
10- D
10- D
11- C
1- A galinha.
2- Cozinheira, família, dono da casa, vizinho.
3- Clarice apenas narra uma história, mas não participou
4- Foi voar para terraço
5- Calma e viva, pois ainda não passada das nove da manhã.
6- Sim, pois a família se importa com ela.
7- Ele se lembrou da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar.
8- A galinha sumiu
9- C
10- D
10- D
11- C (Pedro Cerqueira Gomes 9 A)
1- A galinha.
2- Cozinheira, família, dono da casa, vizinho.
3- Clarice apenas narra uma história, mas não participou
4- Foi voar para terraço
5- Calma e viva, pois ainda não passada das nove da manhã.
6- Sim, pois a família se importa com ela.
7- Ele se lembrou da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar.
8- A galinha sumiu
9- C
10- D
10- D
11- C
Gustavo Martins 9 ° A
Respostas:
1) A galinha
2)A cozinheira, o vizinho, a família, etc.
3) O texto está na 3ª pessoa. Não, o narrador está fora da história, apenas contando os fatos.
4) A galinha conseguiu voar e alcançar o muro.
5) "Desde sábado encolhera-se num canto da cozinha."
6) Sim, pois a galinha era o almoço
7) Almoçar
8) A galinha consegue ser liberta e alguém salva ela e não comem ela.
9) LETRA (B)
Questão 10. De acordo com o texto, os pais não acreditam em: LETRA (D)
Questão 10. De acordo com o texto, a sombra imita o menino: LETRA (A)
11) LETRA (C)
1- A galinha.
2- Cozinheira, família, dono da casa, vizinho.
3- Clarice apenas narra uma história mas não participou dela.
4- A surpresa foi a galinha voar até a murada do terraço.
5- Calma e viva pois ainda não passada das nove da manhã.
6- Sim, pois a família se importa com ela.
7- Ele se lembrou da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar.
8- Ninguém encontrou a galinha pois ela desapareceu.
9- B
10- D
10- A
11- C