D16 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados: A ironia consiste em dizer o contrário do que se pensa, criando um efeito de sentido inesperado. O humor, por sua vez, está relacionado à capacidade de provocar o riso ou a alegria. Ambos são recursos utilizados para criticar, satirizar ou simplesmente divertir. Ao analisar um texto, é importante identificar as situações em que a ironia e o humor são empregados e compreender como eles contribuem para a construção do sentido global.
D17 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações: A pontuação é como a partitura de uma música, indicando as pausas, as entonações e os diferentes sentidos de uma frase. Uma simples vírgula pode mudar completamente o significado de um enunciado. Além da pontuação, outros recursos como negrito, itálico, aspas, etc., são utilizados para enfatizar ideias, criar ironia ou indicar diferentes vozes. Ao analisar um texto, é fundamental observar como a pontuação e outras notações contribuem para a construção do sentido.
D18 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão: A escolha de uma palavra em vez de outra pode mudar completamente o sentido de uma frase. Sinônimos e antônimos, por exemplo, podem criar diferentes nuances de significado. Além disso, as palavras possuem conotações que vão além de seu significado literal, evocando sentimentos e ideias associadas. Ao analisar um texto, é importante observar a escolha lexical do autor e como ela contribui para a construção do sentido.
D19 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos: A língua portuguesa possui uma série de recursos ortográficos e morfossintáticos que podem ser utilizados para criar efeitos de sentido. Prefixos, sufixos, flexões verbais, a ordem das palavras na frase e a concordância nominal e verbal são alguns exemplos. Ao analisar um texto, é importante observar como esses recursos são utilizados para construir o sentido e como eles contribuem para a coesão e a coerência do texto.
Para uma compreensão clara e didática dos descritores D16, D17, D18 e D19, vamos explorar seus aspectos de forma detalhada e com exemplos práticos.
Comecemos com o Descritor 16, que trata de identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. A ironia, como figura de linguagem, caracteriza-se por expressar o oposto do que realmente se quer dizer, gerando um efeito de surpresa ou reflexão no leitor.
Por exemplo, ao dizer "Que dia maravilhoso para um temporal!", a intenção é destacar o clima ruim por meio do contraste com a expressão positiva. Já o humor busca provocar o riso ou despertar alegria. Ele pode surgir de situações inusitadas, jogos de palavras ou exageros.
Por exemplo, uma charge que retrate uma figura pública fazendo algo totalmente inesperado usa o humor para criticar ou divertir. Para identificar esses elementos em um texto, os alunos devem observar o contexto e as intenções do autor, refletindo sobre como ironia e humor enriquecem a mensagem e criam múltiplas interpretações.
Por que é importante?
Desenvolve a capacidade crítica ao interpretar mensagens implícitas.
Estimula a criatividade e a empatia ao compreender diferentes perspectivas.
Enriquece a leitura, ajudando a captar nuances e intenções do autor.
Observe o contexto: Pergunte-se: o que está sendo dito e qual pode ser a intenção do autor?
Identifique contradições: Se algo parece "fora do comum" ou contraditório, pode ser ironia.
Procure exageros ou absurdos: Esses são sinais típicos de humor.
Note expressões ou situações inesperadas: Muitas vezes, o humor ou a ironia está na surpresa.
Analise o tom: O tom sarcástico ou brincalhão pode indicar ironia ou humor.
O Descritor 17 aborda o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. A pontuação funciona como uma ferramenta que orienta a leitura, tal qual uma partitura musical orienta a execução de uma peça. Uma vírgula, por exemplo, pode alterar totalmente o sentido de uma frase.
Compare: "Vamos comer, crianças!" e "Vamos comer crianças!". O primeiro exemplo convida as crianças para uma refeição, enquanto o segundo sugere algo totalmente diferente. Além disso, o uso de negrito, itálico, aspas e outros recursos gráficos pode destacar palavras, criar ironia ou introduzir vozes diferentes no texto.
Uma frase como: Ela disse que estava "feliz". As aspas aqui sugerem uma possível ironia ou dúvida sobre o estado de felicidade. Ao analisar um texto, é crucial que os alunos compreendam como esses recursos são utilizados para organizar a informação e enriquecer o significado.
Por que é importante?
Ajuda a interpretar textos com maior precisão.
Enriquece a leitura ao revelar nuances e intenções do autor.
Desenvolve a habilidade de reconhecer elementos estruturais da linguagem que influenciam o sentido.
Atenção às pausas: Pontuações como vírgulas, pontos e travessões indicam ritmo e significado.
Identifique ênfases: Repare no uso de negrito, itálico ou sublinhado para destacar informações.
Reconheça ironia ou dúvidas: Aspas podem sinalizar ironia ou indicar citações.
Observe separações: Parênteses e travessões introduzem explicações ou comentários adicionais.
Compare sentidos: Experimente retirar ou substituir sinais de pontuação para perceber como o sentido muda.
No Descritor 18, o foco está na escolha das palavras e expressões e no efeito de sentido que elas produzem. A seleção lexical não é aleatória: cada palavra carrega nuances, conotações e possibilidades interpretativas que influenciam a mensagem. Por exemplo, o uso de "firme" em vez de "duro" para descrever alguém sugere autoridade sem o peso negativo que "duro" pode trazer. Além disso, sinônimos e antônimos desempenham um papel importante ao criar contraste ou reforçar ideias.
Uma palavra como "refúgio" sugere proteção e acolhimento, enquanto "esconderijo" pode evocar mistério ou fuga. Ao analisar textos, os alunos devem prestar atenção à carga emocional e ao contexto em que as palavras são empregadas, observando como contribuem para a construção do sentido global.
Por que é importante?
Desenvolve a capacidade de perceber sutilezas na linguagem.
Permite entender melhor as intenções do autor.
Ajuda na construção de textos mais precisos e expressivos.
Preste atenção a sinônimos e antônimos: Observe como a troca de palavras altera o sentido.
Considere o contexto: A mesma palavra pode ter diferentes significados dependendo da situação.
Identifique conotações: Algumas palavras trazem emoções ou ideias implícitas (positivas ou negativas).
Compare escolhas: Substitua uma palavra por outra e veja como o sentido muda.
Observe repetições e variações: Palavras repetidas podem reforçar ideias; variações podem criar contraste.
Por fim, o Descritor 19 enfatiza os recursos ortográficos e morfossintáticos e seus efeitos no sentido do texto. A língua portuguesa oferece uma ampla gama de ferramentas nesse aspecto, como o uso de prefixos e sufixos, que alteram ou intensificam o significado das palavras.
Por exemplo, "feliz" e "infeliz" carregam significados opostos graças ao prefixo "in-". A ordem das palavras na frase também é fundamental: "João viu Maria" e "Maria viu João" transmitem mensagens diferentes, mesmo com os mesmos elementos.
Outro exemplo é a concordância nominal e verbal, que assegura clareza e coesão. Frases como "Os alunos está animados" geram estranhamento e dificultam a compreensão, enquanto "Os alunos estão animados" soa natural e correto. Compreender e identificar o uso desses recursos ajuda os alunos a perceberem como o autor constrói e organiza suas ideias para transmitir a mensagem de maneira eficaz.
Por que é importante?
Melhora a compreensão da construção do sentido textual.
Ajuda a identificar intenções do autor ao escolher estruturas específicas.
Contribui para a leitura crítica e para a escrita coerente e coesa.
Analise os prefixos e sufixos: Note como eles transformam o significado das palavras ("feliz" e "infeliz").
Observe a flexão de palavras: Gênero, número e tempo verbal podem mudar o sentido de uma frase ("ele canta" vs. "ele cantava").
Preste atenção à ordem das palavras: Trocar a ordem pode alterar o foco e o significado ("João viu Maria" vs. "Maria viu João").
Repare na concordância: Erros de concordância podem dificultar a compreensão ou alterar o sentido ("Os aluno estudaram" causa estranheza).
Considere os acentos: Eles podem diferenciar palavras ("pode" e "pôde").
Esses descritores, juntos, promovem uma leitura crítica e atenta, permitindo que os alunos reconheçam e interpretem os diversos recursos de linguagem usados nos textos. Dessa forma, eles desenvolvem uma competência leitora capaz de captar nuances, intenções e significados implícitos.
Aula 4 - Coerência e Coesão VOLTAR (INÍCIO) Aula 6 - Variação Linguística