Hoje, vamos embarcar em uma aventura superlegal no mundo da interpretação de textos. Mas não serão textos comuns, cheios só de palavras. Vamos aprender a ler e entender aqueles textos que misturam palavras e imagens, como as propagandas, os quadrinhos e as fotos que vemos por aí. Essa habilidade é muito importante e se chama D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso.
O que significa isso?
Significa que vamos aprender a juntar as informações das palavras com as informações das imagens para entender melhor a mensagem que o texto quer passar. É como se tivéssemos duas pistas para desvendar um mistério!
Por que isso é importante?
Porque muitos textos que encontramos no nosso dia a dia usam imagens para nos comunicar algo. As propagandas querem nos convencer a comprar um produto, os quadrinhos contam histórias divertidas e as fotos podem nos emocionar ou nos informar sobre um acontecimento. Saber interpretar esses textos nos ajuda a entender melhor o mundo ao nosso redor.
Vamos ver alguns exemplos?
I. Propagandas:
Imagine uma propaganda de um sorvete delicioso. Ela pode ter as seguintes características:
Para entender a mensagem completa, precisamos olhar a imagem e ler o texto. A imagem nos mostra a aparência apetitosa do sorvete e o texto reforça essa ideia, usando palavras que despertam o nosso desejo de experimentar.
II. Quadrinhos:
Nos quadrinhos, as imagens são ainda mais importantes! Elas mostram as expressões dos personagens, os cenários e as ações. O texto aparece nos balões de fala e nos ajuda a entender o que os personagens estão dizendo ou pensando.
A imagem e o texto se completam: a expressão do personagem mostra o espanto e a palavra “Nossa!” confirma esse sentimento.
III. Fotos:
As fotos também contam histórias! Elas podem mostrar pessoas, lugares, objetos e momentos importantes.
Possível interpretação: A foto transmite alegria, carinho e amizade entre a criança e o animal.
Nesse caso, a imagem fala por si só, mas podemos usar palavras para descrever o que vemos e entender o que a foto quer nos transmitir.
PRATIQUE!
Um Dia de Aventuras no Mundo dos Textos e Imagens
Hoje, a sala de aula se transformou em um lugar mágico! O professor Nelson Jr. trouxe diferentes tipos de textos para mostrar como palavras e imagens podem trabalhar juntas para contar histórias, convencer ou emocionar. Ele começou exibindo uma propaganda de um sorvete de chocolate cremoso, com uma frase chamativa: "Sinta o sabor que derrete seu coração!" A imagem mostrava o sorvete brilhando sob a luz do sol, com gotas de calda escorrendo e um fundo vibrante e colorido.
Depois, foi a vez dos quadrinhos. Um personagem engraçado, chamado Léo, tropeçava e derrubava sua mochila cheia de livros. A expressão de surpresa dele era hilária, enquanto o balão de fala dizia: "Acho que a gravidade está trabalhando demais hoje!" Todos riram ao ver como a imagem e o texto se complementavam.
Por fim, o professor mostrou uma foto emocionante de um cão lambendo o rosto de uma menina sorridente. Ele perguntou: "O que essa imagem nos transmite?" Após ouvir várias respostas, todos concordaram que a foto falava de amizade e alegria.
No final, o professor explicou: "Saber interpretar textos com imagens é como desvendar mistérios. Precisamos juntar as pistas das palavras e das imagens para entender o que elas realmente querem dizer."
Questão 1. Leia o texto e responda à questão abaixo:
O professor apresentou três tipos de textos: uma propaganda, um quadrinho e uma foto. Cada um tem características diferentes. Com base no que foi mostrado, qual é a principal função da propaganda no texto?
A) Fazer o leitor refletir sobre problemas do cotidiano.
B) Contar uma história engraçada.
C) Convencer o leitor a experimentar algo.
D) Mostrar uma relação de amizade e alegria.