Hoje, na nossa aula do curso preparatório, vamos aprender sobre um assunto muito importante para a leitura e a escrita: o descritor D2 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade dele. Parece complicado, mas vocês vão ver que é mais simples do que imaginam!
O que significa isso?
Imagine um texto como um quebra-cabeça. Cada peça é uma parte da história, e elas precisam se encaixar para formar o desenho completo. No texto, as "peças" são as frases e os parágrafos, e o que as conecta são as palavras que usamos para dar continuidade às ideias. O descritor D2 avalia justamente se vocês conseguem perceber como essas "peças" se encaixam, ou seja, como as ideias se ligam umas às outras.
Como as ideias se ligam?
Existem várias maneiras de conectar as ideias em um texto. Vamos ver algumas delas:
Repetição de palavras: Às vezes, repetimos uma palavra importante para lembrar o leitor sobre o que estamos falando.
"O cachorro latiu muito. O cachorro estava assustado com o trovão."
Substituição por sinônimos: Para não repetir a mesma palavra várias vezes, podemos usar sinônimos, que são palavras com significados parecidos.
"O cachorro latiu muito. O animal estava assustado com o trovão." (Nesse caso, "animal" substitui "cachorro")
Uso de pronomes: Pronomes como ele, ela, eles, elas, isto, isso, aquele, aquela, etc., substituem os nomes para evitar repetições.
"O cachorro latiu muito. Ele estava assustado com o trovão." (Nesse caso, "ele" substitui "o cachorro")
Uso de conjunções: Conjunções são palavras que ligam orações e ideias, como e, mas, ou, porque, portanto, então, etc.
"O cachorro latiu muito porque estava assustado com o trovão." (Nesse caso, "porque" liga a causa e a consequência)
Uso de expressões de tempo e lugar: Palavras e expressões como antes, depois, logo em seguida, aqui, ali, lá, etc., ajudam a situar os acontecimentos no tempo e no espaço.
"Depois do trovão, o cachorro se acalmou."
Retomada por expressões: Às vezes, usamos expressões que resumem ou retomam uma ideia anterior.
"O cachorro latiu, choramingou e se escondeu debaixo da cama. Todo esse comportamento era sinal de medo."
Por que isso é importante?
Entender como as ideias se conectam em um texto nos ajuda a:
Compreender melhor o que lemos: Quando percebemos a ligação entre as frases, entendemos melhor a mensagem do texto.
Escrever textos mais claros e organizados: Ao usar as ferramentas de coesão, tornamos nossos textos mais fáceis de entender.
Resolver questões de interpretação de texto: Muitas questões avaliam justamente a nossa capacidade de identificar essas conexões.
Leia o texto abaixo:
"A menina adorava brincar no parque. Ela corria pelos gramados, balançava nos balanços e escorregava no escorregador. Este lugar era o seu preferido. Lá, ela se sentia livre e feliz."
Vamos analisar as conexões:
"Ela" substitui "A menina" (uso de pronome).
"Este lugar" se refere ao "parque" (retomada por expressão).
"Lá" indica o lugar, que é o "parque" (uso de expressão de lugar).
Dica importante: Prestem muita atenção nas palavras que ligam as frases e os parágrafos. Elas são as pistas que nos ajudam a entender a relação entre as ideias.
PRATIQUE!
O Mistério da Biblioteca Antiga
João sempre adorou explorar a velha biblioteca da cidade. Lá, ele se sentia como um verdadeiro aventureiro, desvendando histórias escondidas entre prateleiras de livros empoeirados. Certo dia, ao abrir um livro muito antigo, ele encontrou uma mensagem enigmática. Ela dizia: “Os segredos do passado estão no coração da biblioteca”.
Curioso, João decidiu investigar. Ele começou a observar atentamente cada canto. Em um dos corredores, viu uma placa de madeira que parecia fora do lugar. Este objeto chamou sua atenção. Ao puxar a placa, um compartimento secreto foi revelado. Dentro dele, havia um mapa que levava ao sótão da biblioteca.
Sem hesitar, João seguiu as instruções do mapa. Ali, no sótão, encontrou uma caixa com fotos antigas e cartas que contavam a história de como a biblioteca foi fundada. João não só resolveu o mistério como também passou a admirar ainda mais aquele lugar especial, que guardava memórias tão preciosas.
Questão 1. Com base no texto, assinale a alternativa correta sobre o uso de palavras que estabelecem a continuidade do texto. Qual expressão ou palavra retoma a ideia do “sótão da biblioteca” no texto?
a) Lá
b) Ela
c) Este objeto
d) Ali