Hoje, vamos aprender uma habilidade muito importante para a leitura: localizar informações explícitas em um texto. Isso significa encontrar as respostas para as perguntas diretamente no texto, sem precisar imaginar ou interpretar nada. É como um detetive que encontra as pistas bem à vista!
O que são informações explícitas?
São aquelas informações que estão escritas de forma clara e direta no texto. As palavras da pergunta e as palavras da resposta são muito parecidas ou até iguais. Não há “segundas intenções” ou mensagens escondidas.
Como encontrar informações explícitas?
Leia o texto com atenção: Leia o texto inteiro uma ou duas vezes, se necessário, para entender sobre o que ele fala.
Leia a pergunta com cuidado: Entenda exatamente o que a pergunta está pedindo.
Procure palavras-chave: Identifique as palavras mais importantes da pergunta. Elas serão suas pistas!
Escaneie o texto: Passe os olhos pelo texto procurando as palavras-chave da pergunta ou palavras parecidas.
Leia o trecho encontrado: Quando encontrar as palavras-chave, leia o trecho com atenção para ver se ele responde à pergunta.
Vamos usar um pequeno texto:
"A gata Mimi adora brincar com novelos de lã coloridos. Ela passa horas correndo atrás dos novelos vermelhos e azuis, dando patadinhas engraçadas. Mimi também gosta de dormir em uma cesta macia perto da janela."
Agora, vamos fazer algumas perguntas:
Pergunta 1: Qual o nome da gata?
Resposta: Mimi (Está escrito logo na primeira frase!)
Pergunta 2: Do que a gata Mimi gosta de brincar?
Resposta: Novelos de lã coloridos. (Também está escrito no texto, quase igualzinho à pergunta!)
Pergunta 3: Quais as cores dos novelos que Mimi mais gosta?
Resposta: Vermelhos e azuis. (Encontramos essa informação procurando as palavras “novelos” e “cores” no texto.)
Dicas importantes:
Preste atenção nos detalhes! Às vezes, a resposta está em uma única palavra.
Não tenha pressa! Leia com calma e atenção.
Use um lápis para circular as palavras-chave no texto, se for permitido.
Por que aprender isso é importante?
Saber localizar informações explícitas nos textos é fundamental para entender o que lemos, responder perguntas em provas e atividades, e principalmente, para aprender mais sobre o mundo!
Espero que tenham gostado da aula! Lembrem-se: com prática e atenção, vocês se tornarão verdadeiros detetives dos textos!
Fórum: Opinar, compartilhar e refletir
Tema da Discussão: A Importância de Localizar Informações Explícitas em um Texto
Instruções
Nesta atividade, você deverá participar de um fórum de discussão para compartilhar suas ideias, experiências e opiniões sobre a importância de localizar informações explícitas em um texto. Leia atentamente as orientações abaixo e faça sua contribuição.
Passo 1: Reflexão Individual Antes de escrever sua postagem, reflita sobre os seguintes questionamentos:
Como você costuma localizar informações explícitas ao ler um texto?
Quais estratégias você já utilizava e quais pretende adotar após a leitura da aula?
Você acredita que essa habilidade é importante apenas para a escola ou também para o dia a dia? Por quê?
Você já teve dificuldades em encontrar informações em um texto? Como resolveu esse problema?
Passo 2: Postagem no Fórum Com base na sua reflexão, elabore uma resposta de pelo menos 10 linhas, expondo sua opinião e compartilhando sua experiência. Seja claro e objetivo, utilizando exemplos para enriquecer sua argumentação.
Passo 3: Interação com Colegas Após postar sua resposta, leia as contribuições de pelo menos dois colegas e faça um comentário construtivo em cada uma delas. Seu comentário pode:
Concordar ou discordar de algum ponto (desde que com respeito e justificativa);
Acrescentar uma nova perspectiva sobre o tema;
Compartilhar uma experiência pessoal relacionada.
Critérios de Avaliação:
Pertinência: A postagem responde aos questionamentos propostos e se relaciona com o tema da aula.
Clareza e Coesão: O texto está bem estruturado, com ideias organizadas e argumentos coerentes.
Interação: Responde a pelo menos dois colegas de maneira respeitosa e significativa.
Criatividade e Reflexão Crítica: Demonstra capacidade de análise e reflexão sobre o tema.
PRATIQUE!
Uma Tarde na Fazenda
João e Ana adoram visitar a fazenda de seus avós. Lá, eles sempre encontram algo divertido para fazer. Nesta tarde ensolarada, João decidiu ajudar o avô a colher laranjas no pomar, enquanto Ana foi alimentar as galinhas no galinheiro. Depois de terminar suas tarefas, os dois se reuniram perto do lago para brincar com o cachorro Rex, que adorava correr atrás de gravetos. À noite, todos se reuniram na varanda para comer bolo de fubá e contar histórias.
Questão 1. De acordo com o texto, quem alimentou as galinhas?
A) João
B) Ana
C) O avô
D) Rex
Leia o texto e responda e responda a questão abaixo.
Naquela sexta-feira, à meia noite, teria lugar a 13ª Convenção Internacional das Bruxas, numa ilha super-remota no Centro do Umbigo do Mundo, muito, muito longe.
Os preparativos para a grande reunião iam adiantados. A maioria das bruxas participantes já se encontrava no local — cada qual mais feia e assustadora que a outra, representando seu país de origem. Todas estavam muito alvoroçadas, ou quase todas, ainda faltavam duas, das mais prestigiadas: a inglesa e a russa.
Estavam atrasadas de tanto se enfeiarem para o evento. Quando se deram conta da demora, alarmadíssimas, dispararam a toda, cada uma em seu veiculo particular, para o distante conclave. A noite era tempestuosa, escura como breu, com raios e trovões em festival desenfreado.
Naquela pressa toda, à luz instantânea de formidável relâmpago, as bruxas afobadas perceberam de súbito que estavam em rota de colisão, em perigo iminente de se chocarem em pleno vôo! Um impacto que seria pior do que a erupção de 13 vulcões! E então, na última fração de segundo antes da batida fatal, as duas frearam violentamente seus veículos! Mas tão de repente que a possante vassoura da bruxa inglesa se assustou e empinou como um cavalo xucro, quase derrubando sua dona. Enquanto isso a bruxa russa conseguiu desviar seu famoso pilão para um vôo rasante, por pouco não raspando o chão!
BELINY, Tatiana. In. Era uma vez: 23 poemas, canções, contos e outros textos para enriquecer o repertório dos seus alunos. Revista Nova Escola, edição especial, vol. 4. p 16.
Questão 2. Porque a vassoura da bruxa inglesa empinou como um cavalo xucro?
A) porque ela saiu apressadíssima.
B) porque ela freou violentamente.
C) porque a noite era tempestuosa.
D) porque a bruxa russa desviou seu pilão.
Leia o texto para responder a questão abaixo:
História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como: redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
http://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htm
Questão 3. Segundo o texto, as mulheres da fábrica reivindicavam:
A) melhores condições de moradia.
B) melhores condições de estudo.
C) melhores condições de trabalho.
D) melhores condições de transporte.
Leia os textos para responder a questão abaixo:
Texto 1
Palavras ao vento
Ando por aí querendo te encontrar
Em cada esquina paro em cada olhar
Deixo a tristeza e trago a esperança em seu lugar
Que o nosso amor pra sempre viva
Minha dádiva
Quero poder jurar que essa paixão jamais será
Palavras apenas
Palavras pequenas
Palavras
Ando por aí querendo te encontrar
Em cada esquina paro em cada olhar
Deixo a tristeza e trago a esperança em seu lugar
Que o nosso amor pra sempre viva
Minha dádiva
Quero poder jurar que essa paixão jamais será
Palavras apenas
Palavras pequenas
Palavras, momento
Palavras, palavras
Palavras, palavras
Palavras ao vento...
Marisa Monte / Moraes Moreira
Texto 2
Homem não chora
Homem não chora
Nem por dor
Nem por amor
E antes que eu me esqueça
Nunca me passou pela cabeça
Lhe pedir perdão
E só porque eu estou aqui
Ajoelhado no chão
Com o coração na mão
Não quer dizer
Que tudo mudou
Que o tempo parou
Que você ganhou
Meu rosto vermelho e molhado
É só dos olhos pra fora
Todo mundo sabe
Que homem não chora
Esse meu rosto vermelho e molhado
É só dos olhos pra fora
Todo mundo sabe
Que homem não chora
Homem não chora
Nem por ter
Nem por perder
Lágrimas são água
Caem do meu queixo
E secam sem tocar o chão
E só porque você me viu
Cair em contradição
Dormindo em sua mão
Não vai fazer
A chuva passar
O mundo ficar
No mesmo lugar
Meu rosto vermelho e molhado...
Frejat / Alvin L
Questão 4. Na música “texto 1” podemos perceber um “eu” que diz “Ando por aí...” . Essa pessoa tem esperança:
A) de que sua história de amor nunca se transforme apenas em palavras.
B) de encontrar um novo amor.
C) de se separar do seu amor.
D) de ser muito feliz com um novo amor.
Nomear
Francisco. Escolha de minha avó. Meu pai nasceu Francisco, nome frequente na família. Tio-avô, tios, primos, compadres e afilhados. Admiração da família por São Francisco de Assis. Nenhum dos Franciscos da família nascidos em 4 de outubro. Nenhum. Nascessem qualquer data: Francisco. Também os que ainda vão nascer: netos, bisnetos... Franciscos. Espera-se. Gregório é sobrenome familiar. Descendência holandesa. Espalhados, a partir de Recife, pelas cidades do Nordeste, os holandeses chegaram ao Vale do Açu, Rio Grande do Norte, e por lá constituíram família em parcerias com os “nativos” (caboclos, índios, negros).
Francisco Gregório, meu pai. Minha avó, muito atenta e participativa, observou que em sua cidade muitos dos principais cidadãos assinavam seus nomes em suas casas comerciais: Açougue Preço Bom de Sebastião da Silva; Farmácia Saudade de Jacinto da Silva; Armazém tem tudo de Josué da Silva; Consultório Médico do Dr. Manoel da Silva; Escritório do Advogado Tenório da Silva etc. Muitos eram os compadres e comadres da Silva. Pois bem, decidido pela minha avó: Francisco Gregório da Silva, inaugurando na família o sobrenome comunitário: Silva.
Francisco Gregório Filho. Lembranças amorosas. SP: GLOBAL Editora 2000.
Questão 5. Ao batizar Francisco Gregório da Silva, a avó
A) resgatou a origem holandesa da família.
B) homenageou São Francisco, santo de sua devoção.
C) constituiu família junto aos nativos caboclos.
D) lançou na família o sobrenome Silva.
Rua do Sol
[...]
Mais um grande acontecimento sacudia a cidade. E toda a Rua do Sol participava da mesma estranha agitação. Os pais confabulavam. Os vizinhos confraternizavam. Havia que olhar as crianças, vigiá-las, evitar que ficassem na rua. A morte poderia surgir inesperadamente, arrastando-as. O primeiro automóvel circulava. Era uma coisa inesperada, que andava por si, como se fosse um trem, mas sem locomotiva. Nada lembrava dos bondinhos a burro que rolavam barulhentos pelas ruas.[...]
LESSA, Orígenes. Seleta.2 ed.Rio de Janeiro, José Olympio, 1976.
Questão 6. O acontecimento que deixou os moradores da Rua do Sol agitados foi
A) a circulação do primeiro automóvel nas ruas da cidade.
B) a confraternização dos pais e das crianças nas ruas barulhentas.
C) a atitude das crianças frente aos trens barulhentos.
D) a lembrança do barulho dos carros nos trilhos.
Pandas ainda correm perigo na China
Inverno agrava escassez de bambu provocada pelo terremoto de maio do ano passado
O terremoto que matou 70 mil pessoas em maio do ano passado na província de Sichuan, no sudoeste da China, comoveu o mundo também por causa da situação dos pandas. Sichuan é a região onde vive a maior parte desses ursos, em reservas e centros de pesquisa. [...]
Quase um ano depois, a escassez de bambu é considerada a maior ameaça à sobrevivência dos pandas. No inverno, os pandas continuam a se alimentar dessa planta. "O impacto destrutivo do terremoto será maior que o de 1983", disse Zhang Hemin, diretor do Centro de Pesquisa e Conservação de Pandas Gigantes de Wolong. Zhang se refere a uma mortandade de 40% da população de pandas, naquele ano, devido a uma praga que devastou as florestas de bambu.
ANDRÉ FONTENELLE. http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/ - 14/01/2009
Questão 7. A mortandade de 40% da população de pandas em 1983 ocorreu por causa
A) do terremoto na província de Sichuan, que matou 70 mil pessoas.
B) do grande impacto destrutivo do terremoto ocorrido naquela época.
C) da praga que na época devastou as florestas de bambu.
D) da alimentação dos pandas no inverno continuar a ser bambu.
Entre ovelhas e esportes radicais, de Antonella Kann
Pegue a hospitalidade canadense, a praticidade americana e a bucólica paisagem britânica. Acrescente direitos humanos, qualidade de vida, liberdade de imprensa e pontualidade suíça.E, para ficar melhor ainda, nesta receita não entra corrupção. Pronto: você tem um blend para definir a Nova Zelândia, um pequeno país-ilha no sudoeste do Oceano Pacífico, a 2000 km da Austrália. A maioria dos 4 milhões de kiwis(como o povo local é carinhosamente chamado), descendentes de europeus, vive num ambiente em que tudo funciona, da máquina administrativa à infraestrutura turística. E no quesito natureza, os cenários tiram o fôlego.
[...]
O Globo, 16/01/2010.
Vocabulário
“[...] você tem um blend para definir a Nova Zelândia[...]” = [...]você tem uma mistura para definir a Nova Zelândia.
Questão 8. De acordo com o texto, é característica da Nova Zelândia
A) possuir a maioria dos habitantes descendentes de asiáticos.
B) ter belíssimas paisagens naturais.
C) situar-se a menos de mil quilômetros da Austrália.
D) apresentar muitos problemas de infraestrutura turística.
Aquarela Brasileira, de Silas De Oliveira
Vejam esta maravilha de cenário
É um episódio relicário
Que o artista num sonho genial
Escolheu para este carnaval
E o asfalto como passarela
Será a tela do Brasil em forma de aquarela
Passeando pelas cercanias do Amazonas
Conheci vastos seringais
No Pará a ilha de Marajó
E a velha cabana do Timbó.
Caminhando ainda um pouco mais
Deparei com lindos coqueirais
Estava no Ceará, terra de Irapuã
De Iracema e Tupã.
Fiquei radiante de alegria
Quando cheguei à Bahia
Bahia de Castro Alves, do acarajé
Das noites de magia do cadomblé
Depois de atravessar as matas do Ipu
Assisti em Pernambuco
A festa do frevo e do maracatu.
Brasília tem o seu destaque
Na arte, na beleza e arquitetura
Feitiço de garoa pela serra
São Paulo engrandece a nossa terra
Do leste por todo centro-oeste
Tudo é belo e tem lindo matiz
O Rio do samba e das batucadas
Dos malandros e mulatas
De requebros febris
Brasil,
Essas nossas verdes matas
Cachoeiras e cascatas
De colorido sutil
E este lindo céu azul de anil
Emolduram em aquarela o meu Brasil.
Lá...lá...lá...
Lá...lá...lá...lá...lá...
(http://letras.terra.com.br/imperio-serrano-rj)
Questão 9. O título do samba-enredo, “Aquarela Brasileira”, expressa, em relação ao Brasil.
A) a extensão territorial.
B) a riqueza natural e cultural.
C) a criatividade do artista.
D) a alegria do povo.
Leia o texto abaixo e responda.
INFORMAÇÕES AO PACIENTE:
Conservar em local fresco e seco, ao abrigo do calor.
O prazo de validade são 24 meses contados a partir da data de fabricação marcada na embalagem externa. Após esse período não mais deverá ser usado, sob risco de não produzir os efeitos desejáveis.
O produto é indicado para uso exclusivamente tópico, nos casos de reumatismos, nevralgias, torcicolos, contusões e dores musculares.
"TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS."
"NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE."
MODO DE USAR:
Friccione a parte dolorida durante alguns minutos, com pequena quantidade do produto, envolvendo-a depois com um pano de flanela ou lã, 2 a 3 vezes ao dia.
"SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR, NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA."
Questão 10. O medicamento acima é indicado para
A) aliviar dores de origem muscular, de articulações ou devido a pancadas.
B) cicatrizar feridas rapidamente.
C) tratar de alergias de pele que atrapalham o movimento dos membros.
D) cuidar de crianças extremamente nervosas.
1 (b)
2(b)
3(c)
4(a)
5(d)
6(a)
7(d)
8(a)
9(b)
10(a)