D2 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade dele: Este descritor avalia a capacidade do aluno de perceber como um texto se mantém coeso, ou seja, como as ideias se ligam umas às outras.
D7 - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa: Este descritor avalia a compreensão da estrutura narrativa, ou seja, como uma história é contada.
D8 - Estabelecer a relação causa/consequência entre partes e elementos do texto: Este descritor avalia a capacidade de identificar as relações de causa e consequência dentro de um texto.
D12 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc: Este descritor avalia a compreensão de como as palavras e expressões conectam as ideias dentro de um texto.
Hoje, vamos aprender sobre como os textos funcionam, como as ideias se conectam e como as histórias são construídas. Vamos explorar quatro coisas importantes que chamamos de "descritores". Imaginem que são como ferramentas que nos ajudam a entender melhor o que lemos.
D2 - Conectando as Ideias (Repetições e Substituições)
Já perceberam como, às vezes, repetimos palavras em um texto? Ou usamos outras palavras para dizer a mesma coisa? Isso acontece para que o texto fique mais claro e fácil de entender. É como se fossem os "elos" de uma corrente, ligando uma ideia à outra.
Repetições: Às vezes, o autor repete uma palavra importante para reforçar uma ideia. Por exemplo: "O cachorro latiu. O cachorro correu atrás do carteiro. O cachorro era muito agitado." A palavra "cachorro" é repetida para manter o foco no animal.
Substituições: Para não ficar repetindo a mesma palavra toda hora, usamos outras palavras com o mesmo significado, chamadas de sinônimos, ou pronomes. Por exemplo: "A menina ganhou um livro. Ela adorou o presente." "Ela" substitui "a menina", e "presente" substitui "livro".
"A borboleta voava pelo jardim. O inseto colorido pousou em uma flor." "O inseto colorido" é uma substituição para "a borboleta".

Por que é importante?
Compreender e identificar esses elementos é fundamental para:
Assegurar a coesão textual: garantindo que as ideias estejam bem conectadas e o texto seja compreensível.
Melhorar a interpretação: facilitando a compreensão das relações entre as partes do texto.
Desenvolver habilidades de escrita: permitindo a produção de textos mais claros e coerentes.
Identifique pronomes e seus referentes: ao encontrar um pronome, retorne ao texto para localizar o termo ao qual ele se refere.
Observe sinônimos e expressões equivalentes: reconheça palavras ou expressões que substituem outras já mencionadas, mantendo o mesmo sentido.
Preste atenção às conjunções: elas conectam orações e indicam relações de causa, consequência, oposição, entre outras.
Pratique com textos diversos: leia diferentes tipos de textos, identificando os elementos coesivos e analisando como contribuem para a continuidade textual.
D7 - Desvendando a História (Conflito e Elementos da Narrativa)
Toda história tem um "problema" ou uma situação que precisa ser resolvida. Chamamos isso de "conflito". É o que move a história para frente. Além disso, temos os "elementos da narrativa", que são como os ingredientes de um bolo:
Personagens: Quem participa da história.
Tempo: Quando a história acontece.
Espaço: Onde a história acontece.
Enredo: A sequência dos acontecimentos.
Em uma história sobre um menino que perde seu cachorro, o conflito é a perda do animal. O menino (personagem) procura por ele no parque (espaço) durante a tarde (tempo). O enredo é a sequência de ações do menino na busca pelo cachorro.
D8 - Causa e Consequência (Ações e Reações)
Tudo o que acontece em uma história tem uma razão. Uma coisa leva à outra. Chamamos isso de "causa e consequência". A causa é o motivo, e a consequência é o resultado.
"Choveu muito forte (causa). A rua ficou alagada (consequência)." Ou em uma história: "O menino não estudou para a prova (causa). Ele tirou uma nota baixa (consequência)."

Por que é importante?
Compreensão profunda: Permite entender como as ideias do texto se conectam, ajudando na interpretação.
Desenvolve o pensamento crítico: Facilita a análise de relações lógicas, útil em diversas disciplinas.
Prepara para redação e argumentação: A identificação de causa e consequência ajuda na construção de textos coesos.
#FICAADICA
Fique atento aos conectivos
Causa: porque, devido a, já que, visto que, como (no início da frase).
Consequência: portanto, logo, por isso, assim, de modo que.
Pergunte-se:
O que aconteceu primeiro? (Causa)
Qual foi o resultado disso? (Consequência)
Observe pistas no contexto
Palavras repetidas ou ideias que aparecem sequencialmente geralmente indicam essa relação.
Cuidado com palavras "enganadoras"
Algumas expressões podem parecer de causa, mas indicam outra relação (ex.: "apesar de" mostra concessão).
"O trânsito ficou congestionado porque um acidente bloqueou a pista."
Causa: "um acidente bloqueou a pista".
Consequência: "o trânsito ficou congestionado".
Leia a frase ao contrário para verificar! "Se houve um acidente, o trânsito ficou congestionado?"
D12 - Ligando as Ideias com Palavras Mágicas (Conjunções e Advérbios)
Existem palavrinhas que usamos para ligar as ideias dentro de um texto, como se fossem uma "cola". Chamamos essas palavras de "conjunções" e "advérbios". Elas mostram a relação entre as frases.
Conjunções: Ligam duas orações ou palavras. Exemplos: e, mas, porque, então, se.
Advérbios: Modificam o sentido de um verbo, um adjetivo ou outro advérbio, indicando circunstâncias como tempo, lugar, modo, etc. Exemplos: rapidamente, aqui, hoje, muito.
"Eu gosto de sorvete e chocolate." (Conjunção "e" liga duas preferências.)
"O gato correu rapidamente atrás do rato." (Advérbio "rapidamente" indica o modo como o gato correu.)
"Eu fui ao cinema porque queria ver um filme novo." (Conjunção "porque" indica a causa de ter ido ao cinema.)

Por que é importante?
Compreensão textual: Ajuda o leitor a entender como as ideias se articulam e fluem no texto.
Clareza e coesão: Facilita a construção de textos bem estruturados, com ideias interligadas de forma lógica.
Argumentação eficaz: Ao conectar bem as ideias, o texto se torna mais persuasivo e lógico, permitindo que o leitor ou ouvinte siga o raciocínio sem dificuldade.
Identifique as conjunções e advérbios: Preste atenção nas palavras que conectam orações ou ideias. Exemplo: "Eu gosto de ler porém não tenho tempo."
Observe a sequência lógica: Conectivos como "primeiro", "depois", "por fim" ajudam a estabelecer a ordem dos fatos ou argumentos.
Use conectivos para reforçar a argumentação: Palavras como "além disso", "portanto" e "por isso" são ótimas para ampliar ou reforçar uma ideia.
Não abuse de conectivos: Evite excessos. O uso equilibrado de conectivos melhora a clareza sem sobrecarregar o texto.
Revisando:
D2: Observar as repetições e substituições de palavras para entender a ligação entre as ideias.
D7: Identificar o conflito da história e seus elementos (personagens, tempo, espaço e enredo).
D8: Entender a relação de causa e consequência entre os acontecimentos.
D12: Prestar atenção nas conjunções e advérbios que ligam as ideias.
Com essas ferramentas, vocês vão se tornar verdadeiros detetives dos textos, entendendo cada detalhe e desvendando os segredos das histórias!
Aula 3 - Relação entre Textos VOLTAR [INÍCIO] Aula 5 - Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido