D1 – Localizar informações explícitas em um texto: Consiste em identificar elementos que estão claramente apresentados no texto, sem necessidade de interpretações ou inferências. A informação solicitada está literal e acessível na superfície textual.
D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão: Refere-se à capacidade de deduzir o significado contextual de uma palavra ou expressão, utilizando elementos semânticos, sintáticos e pragmáticos presentes no texto.
D4 – Inferir uma informação implícita em um texto: Implica interpretar dados não expressos diretamente, mas sugeridos pelo texto, com base em pistas linguísticas, conhecimento prévio e relações lógicas estabelecidas no discurso.
D6 – Identificar o tema de um texto: Envolve a habilidade de determinar a ideia central ou o eixo temático que organiza o conteúdo do texto, a partir de uma análise global das informações apresentadas.
D14 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato: Requer a identificação de informações objetivas (fatos verificáveis e concretos) e a separação destas de juízos de valor ou interpretações subjetivas (opiniões) relacionadas a esses fatos.
Hoje, vamos mergulhar no universo da leitura e interpretação textual, habilidades cruciais não só para o sucesso no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mas também para a vida. Dominar a arte de compreender um texto nos permite navegar com segurança em qualquer área do conhecimento.
D1 – Localizar Informações Explícitas: Esta habilidade é a base da compreensão textual. Trata-se de encontrar informações que estão literalmente escritas no texto, sem necessidade de interpretação. É como encontrar um objeto que está bem à nossa frente, sem precisar procurá-lo em gavetas ou armários.
Exemplo: Imagine o seguinte trecho: “Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839.” A informação explícita aqui é a data e o local de nascimento de Machado de Assis. Não há nada a inferir, a informação está ali, clara e direta.
Por que é importante?
Localizar informações explícitas é uma habilidade fundamental para:
Compreender o conteúdo: Entender o que o autor quis comunicar diretamente.
Responder perguntas objetivas: Encontrar respostas diretas para perguntas sobre o texto.
Resumir o texto: Identificar os pontos principais e fatos apresentados.
Construir uma base para interpretações mais complexas: Antes de inferir ou interpretar, é crucial entender o que está explicitamente dito.
Evitar interpretações errôneas: Focar no que está escrito evita leituras equivocadas.
Algumas estratégias para facilitar a localização de informações explícitas:
Leia o texto com atenção: Uma leitura atenta é o primeiro passo.
Sublinhe ou destaque palavras-chave: Marque os termos importantes que respondem diretamente às perguntas.
Releia o trecho: Se necessário, volte ao trecho específico para confirmar a informação.
Procure por dados concretos: Nomes, datas, locais, números e outros dados objetivos são geralmente informações explícitas.
Identifique a pergunta-chave: Entenda exatamente o que está sendo perguntado para buscar a resposta direta no texto.
Use os conectivos: Palavras como "porque", "portanto", "assim", "desse modo" podem indicar relações de causa e consequência que são informações explícitas.
D3 – Inferir o Sentido de uma Palavra ou Expressão: Às vezes, encontramos palavras ou expressões cujo significado não conhecemos ou que assumem um sentido diferente dentro do contexto. Inferir significa deduzir esse significado a partir das pistas que o próprio texto oferece.
Exemplo: Considere a frase: “O orador proferiu um discurso veemente sobre a importância da educação.” Se você não conhece o significado de “veemente”, pode inferir que se trata de um discurso intenso, enérgico, apaixonado, observando o contexto em que a palavra está inserida, ou seja, a importância da educação.
Por que é importante?
Compreensão profunda: Permite entender o texto em sua totalidade, mesmo quando há palavras desconhecidas.
Autonomia na leitura: Capacita o leitor a resolver dúvidas de vocabulário sem depender exclusivamente de dicionários.
Desenvolvimento do raciocínio lógico: Estimula a análise, a interpretação e a conexão de ideias.
Melhor desempenho escolar e profissional: Essencial para interpretação de enunciados, resolução de problemas e comunicação eficaz.
Leitura crítica: Ajuda a identificar nuances, ironias e intenções implícitas no texto.
Leia o texto completo: O contexto é fundamental para inferir significados.
Observe as palavras vizinhas: Elas podem dar pistas sobre o sentido da palavra desconhecida.
Identifique a função da palavra na frase: Ela é um substantivo, verbo, adjetivo?
Releia a frase com a palavra desconhecida: Tente substituir a palavra por sinônimos ou expressões que façam sentido no contexto.
Use seu conhecimento prévio: Conecte as informações do texto com o que você já sabe sobre o assunto.
Procure por exemplos ou definições no próprio texto: Às vezes, o autor fornece informações que ajudam a entender o significado da palavra.
Atenção aos conectivos: Palavras como "mas", "porém", "entretanto", "ou seja", indicam relações de contraste, explicação ou conclusão, que auxiliam na interpretação.
Não tenha pressa: A inferência exige tempo e reflexão.
D4 – Inferir uma Informação Implícita: Diferentemente das informações explícitas, as implícitas não estão escritas diretamente no texto, mas podem ser deduzidas a partir de pistas, subentendidos e conhecimentos prévios. É como ler nas entrelinhas.
Exemplo: Leia a seguinte frase: “João fechou a porta com força e saiu batendo os pés.” A informação implícita aqui é que João está irritado ou contrariado. Essa informação não está escrita explicitamente, mas é sugerida pela forma como ele agiu.
Por que a inferência é importante?
A habilidade de inferir é crucial para:
Compreensão profunda: Permite entender o texto em sua totalidade, captando nuances e intenções do autor.
Leitura crítica: Ajuda a identificar ironias, subentendidos e pontos de vista implícitos.
Desenvolvimento do raciocínio lógico: Estimula a dedução e a análise.
Interpretação de diferentes gêneros textuais: Essencial para compreender charges, propagandas, poemas, etc.
Contexto é a chave: Leia o texto atentamente, buscando palavras-chave e o contexto geral da mensagem. Observe o título, as imagens (se houver) e a fonte.
Pistas textuais: Preste atenção em:
Conectivos: (mas, porém, entretanto) que indicam oposição ou contraste.
Adjetivos e advérbios: que expressam características e intensidades.
Figuras de linguagem: (metáforas, ironias) que exigem interpretação.
Conhecimento prévio: Use seus conhecimentos sobre o assunto abordado e sobre o mundo para fazer conexões.
Relações lógicas: Identifique relações de causa e consequência, comparação, oposição, etc.
Pergunte-se: "O que o autor quis dizer com isso?", "Qual a mensagem nas entrelinhas?"
D6 – Identificar o Tema de um Texto: O tema é a ideia central que percorre todo o texto, o assunto principal sobre o qual ele trata. Identificar o tema exige uma visão global do texto, compreendendo a relação entre as diferentes partes.
Exemplo: Um texto que discorre sobre os impactos da tecnologia na sociedade contemporânea tem como tema central a relação entre tecnologia e sociedade. Para identificar o tema, é importante observar os argumentos apresentados, os exemplos citados e a conclusão do autor.
Por que é importante identificar o tema?
Compreensão profunda: Identificar o tema permite uma compreensão mais profunda do texto, evitando interpretações superficiais ou equivocadas.
Organização das ideias: Ao reconhecer o tema, o leitor consegue organizar melhor as informações apresentadas, estabelecendo conexões entre os diferentes elementos do texto.
Desenvolvimento do pensamento crítico: A habilidade de identificar o tema contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico, permitindo ao leitor analisar e avaliar o conteúdo de forma mais eficaz.
Resumo e síntese: A identificação do tema facilita a produção de resumos e sínteses, pois permite focar nos pontos essenciais do texto.
Resolução de questões: Em avaliações e exames, a habilidade de identificar o tema é fundamental para responder a questões de interpretação textual.
Leitura atenta do texto: A leitura integral e atenta é o primeiro passo. Releia se necessário.
Identificar a ideia central de cada parágrafo: Compreender a função de cada parágrafo e como ele contribui para o todo.
Observar a repetição de palavras-chave: Palavras que se repetem ao longo do texto geralmente indicam o tema central.
Analisar o título e subtítulos (se houver): Eles podem fornecer pistas sobre o tema.
Buscar a intenção do autor: O que o autor deseja comunicar? Qual a mensagem principal que ele quer transmitir?
Formular uma pergunta: Tente resumir o texto em uma pergunta. A resposta a essa pergunta provavelmente será o tema. Exemplo: "Sobre o que esse texto fala principalmente?".
Distinguir informações principais de secundárias: Foque nas ideias centrais, não em detalhes periféricos.
Praticar com diferentes tipos de texto: Variar os gêneros textuais (notícias, artigos de opinião, contos, etc.) para aprimorar a habilidade.
D14 – Distinguir Fato de Opinião: Esta habilidade é fundamental para desenvolver um pensamento crítico. Fato é algo que pode ser comprovado, uma realidade objetiva. Opinião, por outro lado, é um ponto de vista, uma interpretação subjetiva sobre um fato.
Exemplo: A frase “O Brasil sediou a Copa do Mundo de 2014” é um fato, pois pode ser comprovado historicamente. Já a frase “A Copa do Mundo de 2014 foi a melhor de todos os tempos” é uma opinião, pois reflete um julgamento pessoal, que pode ser contestado por outras pessoas.
Por que é importante distinguir Fato de Opinião?
Desenvolvimento do Pensamento Crítico: Distinguir fato de opinião é essencial para analisar informações de forma crítica e tomar decisões informadas.
Evitar Manipulação: Ajuda a identificar informações tendenciosas ou falsas (fake news), evitando ser manipulado por discursos persuasivos.
Construir Argumentos Sólidos: Permite embasar argumentos em fatos concretos, tornando-os mais consistentes e convincentes.
Promover o Diálogo Respeitoso: Facilita a compreensão de diferentes pontos de vista, mesmo quando discordamos, promovendo o debate construtivo.
Exemplos de aplicação:
Analisar notícias e reportagens.
Avaliar propagandas e publicidades.
Participar de debates e discussões.
Formular opiniões próprias com base em informações confiáveis.
Palavras-chave: Preste atenção em palavras que expressam julgamento ou valorização, como "melhor," "pior," "mais bonito," "horrível," "interessante," "importante." Essas palavras geralmente indicam uma opinião.
Verbos de opinião: Verbos como "achar," "acreditar," "pensar," "considerar," "parecer" também sinalizam uma opinião.
Fontes confiáveis: Busque informações em fontes confiáveis e reconhecidas, como instituições de pesquisa, órgãos governamentais e veículos de comunicação com credibilidade.
Contexto: Analise o contexto em que a informação é apresentada. O contexto pode influenciar a interpretação e a formulação de opiniões.
Perguntas-chave:
"Essa informação pode ser comprovada?"
"Existem evidências que sustentam essa afirmação?"
"Essa afirmação é baseada em crenças ou valores pessoais?"
"Existem outros pontos de vista sobre esse assunto?"
Exemplo prático:
Frase: "O filme X é o melhor filme de todos os tempos." (OPINIÃO - uso do superlativo "melhor")
Frase: "O filme X arrecadou milhões de reais em bilheteria." (FATO - pode ser comprovado com dados de bilheteria)
Dominar essas cinco habilidades é essencial para uma leitura eficaz e uma interpretação precisa dos textos. Lembrem-se: a prática leva à perfeição. Leiam diversos tipos de textos, exercitem a identificação de informações explícitas e implícitas, pratiquem a inferência de significados e a distinção entre fato e opinião. Com dedicação e treino, vocês se tornarão leitores proficientes e estarão preparados para enfrentar qualquer desafio interpretativo.
VOLTAR [INÍCIO] Aula 2 - Implicações do Suporte, do Gênero e/ou do Enunciador na Compreensão do Texto