Nesta aula, iremos analisar exemplos práticos de redações do ENEM com boa estrutura. Através da análise desses exemplos, você terá a oportunidade de compreender as características de uma redação bem estruturada e identificar os elementos que contribuem para uma pontuação elevada. Vamos começar!
Apresentação dos exemplos
Em 2018, a redação do Enem teve como tema a “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Confira as redações nota mil e os comentários dos especialistas do Inep:
1. Redação de FERNANDA CAROLINA SANTOS TERRA DE DEUS
(Disponível em: http://portal.mec.gov.br/images/stories/noticias/2019/outubro/24.10.2019redacaolink7.pdf)
No filme “Matrix“, clássico do gênero ficção científica, o protagonista Neo é confrontado pela descoberta de que o mundo em que vive é, na realidade, uma ilusão construída a fim de manipular o comportamento dos seres humanos, que, imersos em máquinas que mantêm seus corpos sob controle, são explorados por um sistema distópico dominado pela tecnologia. Embora seja uma obra ficcional, o filme apresenta características que se assemelham ao atual contexto brasileiro, pois, assim como na obra, os mecanismos tecnológicos têm contribuído para a alienação dos cidadãos, sujeitando-os aos filtros de informações impostos pela mídia, o que influencia negativamente seus padrões de consumo e sua autonomia intelectual.
Em princípio, cabe analisar o papel da internet no controle do comportamento sob a perspectiva do sociólogo contemporâneo Zygmunt Bauman. Segundo o autor, o crescente desenvolvimento tecnológico, aliado ao incentivo ao consumo desenfreado, resulta numa sociedade que anseia constantemente por produtos novos e por informações atualizadas. Nesse contexto, possibilita-se a ascensão, no meio virtual, de empresas que se utilizam de algoritmos programados para selecionar o conteúdo a ser exibido aos internautas com base em seu perfil socioeconômico, oferecendo anúncios de produtos e de serviços condizentes com suas recentes pesquisas em sites de busca ou de compras. Verifica-se, portanto, o impacto da mídia virtual na criação de necessidades que fomentam o consumo entre os cidadãos.
Ademais, a influência do meio virtual atinge também o âmbito intelectual. Isso ocorre na medida em que, ao ter acesso apenas ao conteúdo previamente selecionado de acordo com seu perfil na internet, o indivíduo perde contato com pontos de vista que divergem do seu, o que compromete significativamente a construção de seu senso crítico e de sua capacidade de diálogo. Dessa maneira, surge uma massa de internautas alienados e despreocupados em checar a procedência das informações que recebem, o que torna ambiente virtual propício à disseminação das chamadas “fake news”.
Assim, faz-se necessária a atuação do Ministério da Educação, em parceria com a mídia, na educação da população — especialmente dos jovens, público mais atingido pela influência digital — acerca da necessidade do posicionamento crítico quanto ao conteúdo exposto e sugerido na internet. Isso deve ocorrer por meio da promoção de palestras, que, ao serem ministradas em escolas e universidades, orientem os brasileiros no sentido de buscar informação em fontes variadas, possibilitando a construção de senso crítico. Além disso, cabe às entidades em governamentais a elaboração de medidas que minimizem os efeitos das propagandas que visam incentivar o consumismo. Dessa forma, será possível tornar o meio virtual um ambiente mais seguro e democrático para a população brasileira.
Análise da estrutura introdução-desenvolvimento-conclusão
A estrutura clara e bem definida na redação é de extrema importância, pois contribui para a organização das ideias, a coerência do texto e a compreensão por parte do leitor. Uma estrutura adequada geralmente compreende três partes principais: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Introdução
A introdução apresenta o tema do texto de forma interessante e envolvente, estabelecendo um paralelo com o filme "Matrix". Ela também introduz a ideia central do texto, que é a relação entre os mecanismos tecnológicos e a alienação dos cidadãos no contexto brasileiro. A introdução termina com uma tese clara, que indica a direção do desenvolvimento do texto.
Desenvolvimento
O desenvolvimento é composto por dois parágrafos. O primeiro parágrafo do desenvolvimento analisa o papel da internet no controle do comportamento, utilizando a perspectiva do sociólogo Zygmunt Bauman. Esse parágrafo apresenta informações relevantes sobre o uso de algoritmos e a seleção de conteúdo direcionado aos usuários, destacando o impacto na criação de necessidades e no consumo.
O segundo parágrafo do desenvolvimento discute a influência do meio virtual no âmbito intelectual, mencionando a perda de contato com pontos de vista divergentes, a construção de senso crítico comprometida e a propagação de fake news. Esse parágrafo amplia a análise sobre os efeitos negativos da influência tecnológica na sociedade.
Conclusão
A conclusão retoma as ideias apresentadas no desenvolvimento e propõe a atuação do Ministério da Educação em parceria com a mídia para educar a população sobre a necessidade de posicionamento crítico em relação ao conteúdo da internet. São sugeridas medidas como palestras em escolas e universidades, visando a busca de informações em fontes variadas e a construção de senso crítico. A conclusão encerra o texto de forma coerente, enfatizando a importância de tornar o meio virtual um ambiente seguro e democrático para a população brasileira.
Essa estrutura clara e bem definida contribui para a coerência do texto, pois cada parte se conecta de maneira lógica e organizada. A introdução apresenta o tema e a tese, preparando o leitor para o desenvolvimento dos argumentos. O desenvolvimento explora e fundamenta as ideias apresentadas na introdução, oferecendo informações relevantes e exemplos para sustentar o ponto de vista do autor. A conclusão retoma os principais pontos abordados no desenvolvimento, fornecendo uma síntese das ideias e propondo uma solução para o problema discutido.
Além disso, a estrutura também contribui para a coesão do texto, pois permite uma transição suave entre as partes. Os parágrafos estão organizados de forma lógica, com cada um abordando um aspecto específico do tema. As palavras de transição e os conectores adequados são utilizados para estabelecer a conexão entre as ideias e manter a progressão do texto.
Dessa forma, a estrutura clara e bem definida na redação desempenha um papel fundamental na construção de um texto coeso e coerente. A introdução estabelece o contexto e apresenta a tese, preparando o terreno para o desenvolvimento dos argumentos. O desenvolvimento, por sua vez, expande as ideias apresentadas na introdução, oferecendo explicações, exemplos e evidências que sustentam a tese. Cada parágrafo do desenvolvimento aborda um aspecto específico do tema, contribuindo para a organização e clareza do texto.
Além disso, a estrutura também permite que o autor faça uma conclusão eficaz, retomando os principais pontos discutidos no desenvolvimento e reafirmando a posição defendida. A conclusão oferece uma síntese das ideias apresentadas, reforçando a coerência do texto e proporcionando um fechamento satisfatório.
Uma estrutura bem definida também ajuda o leitor a acompanhar o raciocínio do autor de forma mais clara. A organização das informações em partes distintas facilita a compreensão do texto como um todo, permitindo que o leitor siga o fluxo lógico do pensamento do autor e compreenda a mensagem que está sendo transmitida.
Além disso, uma estrutura clara e bem definida contribui para a coesão textual. O uso de conectores adequados, como conjunções e advérbios de transição, ajuda a estabelecer as relações entre as ideias e a manter a fluidez do texto. Esses elementos coesivos permitem que as informações se conectem de maneira coerente, evitando saltos bruscos ou quebras na sequência lógica do texto.
Em resumo, uma estrutura clara e bem definida na redação desempenha um papel fundamental para garantir a organização, coerência e coesão do texto. Ela ajuda a orientar o leitor, permitindo uma compreensão mais fácil e facilitando a transmissão eficaz das ideias do autor. Por meio da introdução, desenvolvimento e conclusão, o texto se torna mais coeso, coerente e persuasivo, proporcionando uma experiência de leitura agradável e impactante.
2. Redação de PEDRO ASSAAD SALLOUM MOREIRA DA ROCHA
(Disponível em: http://portal.mec.gov.br/images/stories/noticias/2019/outubro/24.10.2019redacaolink6.pdf)
As primeiras duas décadas do século XXI, no Brasil e no mundo globalizado, foram marcadas por consideráveis avanços científicos, dentre os quais destacam-se as tecnologias de informação e comunicação (TICs). Nesse sentido, tal panorama promoveu a ampliação do acesso ao conhecimento, por intermédio das redes sociais e mídias virtuais. Em contrapartida, nota-se que essa realidade impôs novos desafios às sociedades contemporâneas, como a possibilidade de manipulação comportamental via dados digitais. Desse modo, torna-se premente analisar os principais impactos dessa problemática: a perda da autonomia de pensamento e a sabotagem dos processos políticos democráticos.
Em primeira análise, é lícito postular que a informação é um bem de valor social, o qual é responsável por modular a cosmovisão antropológica pessoal e influenciar os processos de decisão humana. Nesse raciocínio, as notícias e acontecimentos que chegam a um indivíduo exercem forte poder sobre tal, estimulando ou suprimindo sentimentos como empatia, medo e insegurança. É factual, portanto, que a capacidade de selecionar – via algoritmos – as reportagens e artigos que serão vistos por determinado público constitui uma ameaça à liberdade de pensamento crítico. Evidenciando o supracitado, há o livro “Rápido e devagar: duas formas de pensar”, do especialista comportamental Daniel Khaneman, no qual esse expõe e comprova – por meio de décadas de experimentos socioculturais – a incisiva influência dos meios de comunicação no julgamento humano. Torna-se clara, por dedução analítica, a potencial relação negativa entre a manipulação digital por dados e a autonomia psicológica e racional da população.
Ademais, é preciso compreender tal fenômeno patológico como um atentado às instituições democráticas. Isso porque a perspectiva de mundo dos indivíduos coordena suas escolhas em eleições e plebiscitos públicos. Dessa maneira, o povo tende a agir segundo o conceito de menoridade, do filósofo iluminista Immanuel Kant, no qual as decisões pessoais são tomadas pelo intelecto e influência de outro. Evidencia-se, assim, que o domínio da seletividade de informações nas redes sociais, como Facebook e Twitter, pode representar uma sabotagem ao Estado Democrático.
Em suma, a manipulação comportamental pelo uso de dados é um complexo desafio hodierno e precisa ser combatida. Dessarte, as instituições escolares – responsáveis por estimular o pensamento crítico na população – devem buscar fortalecer a capacidade de julgamento e posicionamento racional nos jovens. Isso pode ser feito por meio de palestras, aulas e distribuição de materiais didáticos sobre a filosofia criticista e sociologia, visando aprimorar o raciocínio autônomo livre de influências. Em paralelo, as grandes redes sociais, interessadas na plenitude de seus usuários, precisam restringir o uso indevido de dados privilegiados. Tal ação é viável por intermédio da restrição do acesso, por parte de entidades políticas, aos algoritmos e informações privadas de preferências pessoais, objetivando proteger a privacidade do indivíduo e o exercício da democracia plena. Desse modo, atenuarse-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo do controle comportamental moderno, e a sociedade alcançará o estágio da maioridade kantiana.
Análise da estrutura introdução-desenvolvimento-conclusão
A estrutura clara e bem definida na redação é de extrema importância, pois contribui para a coerência e coesão do texto, facilitando a compreensão do leitor. Uma estrutura adequada permite que as ideias sejam apresentadas de forma organizada e sequencial, proporcionando uma melhor argumentação e uma conclusão efetiva.
Introdução
A introdução apresenta uma contextualização do tema, abordando as tecnologias de informação e comunicação (TICs) como avanços científicos marcantes do século XXI.
Também expõe a ampliação do acesso ao conhecimento através das redes sociais e mídias virtuais, mas destaca que essa realidade trouxe desafios, como a manipulação comportamental via dados digitais.
Por fim, é apresentada a necessidade de analisar os impactos dessa problemática, mencionando a perda da autonomia de pensamento e a sabotagem dos processos políticos democráticos.
Desenvolvimento
O desenvolvimento é dividido em dois parágrafos, cada um abordando um dos impactos mencionados na introdução.
Parágrafo 1
Inicia com uma análise sobre a informação como um bem de valor social, que influencia a cosmovisão e os processos de decisão humana.
Explica como as notícias e acontecimentos influenciam os indivíduos, estimulando ou suprimindo sentimentos.
Menciona a seleção de reportagens e artigos por meio de algoritmos como uma ameaça à liberdade de pensamento crítico.
Cita o livro "Rápido e devagar: duas formas de pensar" como exemplo de evidência da influência dos meios de comunicação no julgamento humano.
Parágrafo 2
Introduz a compreensão do fenômeno como um atentado às instituições democráticas.
Argumenta que a perspectiva de mundo dos indivíduos coordena suas escolhas em eleições e plebiscitos públicos.
Menciona o conceito de menoridade de Kant para explicar como a manipulação de informações pode representar uma sabotagem ao Estado Democrático.
Conclusão
A conclusão retoma a problemática e sugere ações para combatê-la.
Propõe que as instituições escolares fortaleçam o pensamento crítico dos jovens através de palestras, aulas e materiais didáticos sobre filosofia e sociologia.
Sugere que as redes sociais restrinjam o uso indevido de dados privilegiados, protegendo a privacidade individual e o exercício pleno da democracia.
Conclui enfatizando que essas ações contribuirão para atenuar o impacto nocivo do controle comportamental moderno e permitirão que a sociedade alcance a maioridade kantiana.
A estrutura da redação contribui para a coerência e coesão do texto, pois a introdução apresenta de forma clara e objetiva o tema e os principais pontos a serem discutidos. Os parágrafos do desenvolvimento desenvolvem cada impacto mencionado na introdução, oferecendo argumentos e exemplos para sustentar as ideias. A conclusão retoma os pontos-chave discutidos no desenvolvimento e propõe soluções concretas para lidar com o problema abordado.
A clareza da estrutura permite que o leitor identifique facilmente a introdução, o desenvolvimento e a conclusão, acompanhando o raciocínio do autor de maneira organizada. Além disso, a estrutura contribui para a coerência do texto, pois as partes estão interligadas de forma lógica e coesa.
Na introdução, a apresentação do tema e dos desafios relacionados à manipulação comportamental via dados digitais prepara o terreno para a discussão posterior. O desenvolvimento, por sua vez, aborda de forma separada cada impacto identificado, fornecendo argumentos, evidências e exemplos para sustentar as afirmações feitas. Cada parágrafo do desenvolvimento mantém a coerência interna, desenvolvendo uma ideia específica.
A conclusão retoma as questões levantadas na introdução e no desenvolvimento, mas de forma sintética. Ela oferece uma resposta à problemática discutida, indicando a importância das instituições escolares no fortalecimento do pensamento crítico e a necessidade de restrição do uso indevido de dados pelas redes sociais. Dessa forma, a conclusão fecha o texto de maneira coesa, reforçando a importância da estrutura na argumentação e apresentando soluções práticas para o problema.
Em resumo, a estrutura clara e bem definida na redação, como a apresentada no texto analisado, desempenha um papel fundamental na coerência e coesão do texto. Ela permite que as ideias sejam organizadas de maneira lógica e sequencial, facilitando a compreensão do leitor e fortalecendo a argumentação do autor.
3. Redação de NATÁLIA CRISTINA PATRÍCIO DA SILVA
(Disponível em: http://portal.mec.gov.br/images/stories/noticias/2019/outubro/24.10.2019redacaolink5.pdf)
A utilização dos meios de comunicação para manipular comportamentos não é recente no Brasil: ainda em 1937, Getúlio Vargas apropriou-se da divulgação de uma falsa ameaça comunista para legitimar a implantação de um governo ditatorial. Entretanto, os atuais mecanismos de controle de dados, proporcionados pela internet, revolucionaram de maneira negativa essa prática, uma vez que conferiram aos usuários uma sensação ilusória de acesso à informação, prejudicando a construção da autonomia intelectual e, por isso, demandam intervenções. Ademais, é imperioso ressaltar os principais impactos da manipulação, com destaque à influência nos hábitos de consumo e nas convicções pessoais dos usuários.
Nesse contexto, as plataformas digitais, associadas aos algoritmos de filtragem de dados, proporcionaram um terreno fértil para a evolução dos anúncios publicitários. Isso ocorre porque, ao selecionar os interesses de consumo do internauta, baseado em publicações feitas por este, o sistema reorganiza as informações que chegam até ele, de modo a priorizar os anúncios complacentes ao gosto do usuário. Nesse viés, há uma pretensa sensação de liberdade de escolha, teorizada pela Escola de Frankfurt, já que todos os dados adquiridos estão sujeitos à coerção econômica. Dessa forma, há um bombardeio de propagandas que influenciam os hábitos de consumo de quem é atingido, visto que, na maioria das vezes, resultam na aquisição do produto anunciado.
Somado a isso, tendo em vista a capacidade dos algoritmos de selecionar o que vai ou não ser lido, estes podem ser usados para moldar interesses pessoais dos leitores, a fim de alcançar objetivos políticos e/ou econômicos. Nesse cenário, a divulgação de notícias falsas é utilizada como artifício para dispersar ideologias, contaminando o espaço de autonomia previsto pelo sociólogo Manuel Castells, o qual caracteriza a internet como ambiente importante para a amplitude da democracia, devido ao seu caráter informativo e deliberativo. Desse modo, o controle de dados torna-se nocivo ao desenvolvimento da consciência crítica dos usuários, bem como à possibilidade de uso da internet como instrumento de politização.
Evidencia-se, portanto, que a manipulação advinda do controle de dados na internet é um obstáculo para a consolidação de uma educação libertadora. Por conseguinte, cabe ao Ministério da Educação investir em educação digital nas escolas, por meio da inclusão de disciplinas facultativas, as quais orientarão aos alunos sobre as informações pessoais publicadas na internet, a fim de mitigar a influência exercida pelos algoritmos e, consequentemente, fomentar o uso mais consciente das plataformas digitais. Além disso, é necessário que o Ministério da Justiça, em parceria com empresas de tecnologia, crie canais de denúncia de “fake news”, mediante a implementação de indicadores de confiabilidade nas noticias veiculadas – como o projeto “The Trust Project” nos Estados Unidos – com o intuito de minimizar o compartilhamento de informações falsas e o impacto destas na sociedade. Feito isso, a sociedade brasileira poderá se proteger contra a manipulação e a desinformação.
Análise da estrutura introdução-desenvolvimento-conclusão
A redação apresentada possui uma estrutura clara e bem definida, composta por introdução, desenvolvimento e conclusão. Essa estrutura contribui para a coerência e coesão do texto, permitindo que as ideias sejam apresentadas de forma organizada e lógica.
Introdução
A introdução é responsável por apresentar o tema e estabelecer o contexto. No exemplo dado, a introdução começa com uma contextualização histórica sobre a utilização dos meios de comunicação para manipulação de comportamentos no Brasil, mencionando o caso de Getúlio Vargas em 1937. Em seguida, é apresentada a ideia de que os atuais mecanismos de controle de dados na internet revolucionaram de maneira negativa essa prática.
A introdução conclui indicando que serão analisados os principais impactos da manipulação nos hábitos de consumo e convicções pessoais dos usuários. Dessa forma, a introdução estabelece o tema, fornece um contexto histórico relevante e apresenta a linha de argumentação que será desenvolvida.
Desenvolvimento
O desenvolvimento é a parte central do texto, onde são apresentados os argumentos e exemplos que sustentam a tese. No exemplo dado, o desenvolvimento é dividido em dois parágrafos.
O primeiro parágrafo aborda a relação entre as plataformas digitais, os algoritmos de filtragem de dados e a evolução dos anúncios publicitários. São mencionadas as consequências desse processo, como a sensação de liberdade de escolha ilusória e o impacto nos hábitos de consumo dos usuários.
O segundo parágrafo aborda o uso dos algoritmos para moldar interesses pessoais e disseminar notícias falsas com objetivos políticos e/ou econômicos. Essa parte do desenvolvimento destaca a influência negativa do controle de dados na autonomia intelectual dos usuários e na utilização da internet como instrumento de politização.
Os argumentos são apresentados de forma organizada e cada parágrafo aborda um aspecto específico, contribuindo para a coerência do texto.
Conclusão
A conclusão retoma os pontos apresentados no desenvolvimento e encerra o texto de forma consistente. No exemplo dado, a conclusão reforça a ideia de que a manipulação advinda do controle de dados na internet é um obstáculo para a consolidação de uma educação libertadora.
São sugeridas duas ações que podem ser adotadas para mitigar os efeitos da manipulação: investimento em educação digital nas escolas, para conscientizar os alunos sobre o uso consciente das plataformas digitais, e a criação de canais de denúncia de notícias falsas, com indicadores de confiabilidade.
A conclusão fecha o texto de maneira coesa, retomando os pontos discutidos anteriormente e propondo soluções concretas para lidar com o problema abordado.
Em resumo, a estrutura clara e bem definida da redação, com introdução, desenvolvimento e conclusão, contribui para a organização das ideias, a coerência do texto e a coesão entre as partes. Cada parte da estrutura desempenha um papel importante na construção do argumento e na apresentação das informações de forma lógica e persuasiva.
Nesta aula, analisamos exemplos práticos de redações do ENEM com boa estrutura, observando a introdução, o desenvolvimento e a conclusão de cada texto. Através dessa análise, compreendemos as características de uma redação bem estruturada e identificamos os elementos que contribuem para uma pontuação elevada. Através dessa atividade, você teve a oportunidade de observar como os autores utilizaram estratégias para capturar a atenção do leitor, apresentaram argumentos organizados e fundamentados, e encerraram o texto de forma impactante.
Lembre-se de que a estrutura é um dos pilares fundamentais da redação do ENEM. Uma boa estrutura contribui para a clareza e organização do texto, facilitando a compreensão do leitor e valorizando os argumentos apresentados.
Escreva!
Nesta atividade, iremos analisar redações com boa estrutura na redação do ENEM. Através dessa análise, vamos explorar as características que contribuem para uma redação bem estruturada e entender como aplicá-las em nossas próprias produções. Vamos começar!
Atividade 1. Leia atentamente as três redações apresentadas no fórum. Cada redação abordará um tema diferente.
Atividade 2. Analise a estrutura de cada redação, observando a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Identifique os elementos que contribuem para a clareza e organização do texto.
Atividade 3. Observe como os argumentos são apresentados e desenvolvidos ao longo do texto. Verifique se há coerência e conexão entre as ideias.
Atividade 4. Identifique as estratégias utilizadas para capturar a atenção do leitor na introdução. Analise se o contexto do tema é estabelecido de forma adequada.
Atividade 5. Verifique a presença de exemplos, dados estatísticos, citações de especialistas ou referências a fontes confiáveis que embasem os argumentos no desenvolvimento.
Atividade 6. Analise a conclusão de cada redação. Observe se os argumentos são sintetizados de forma eficiente e se há uma proposta de intervenção ou reflexão final impactante.
Atividade 7. Compartilhe suas análises no fórum. Discuta com os demais participantes sobre as características observadas, suas percepções e insights sobre as redações analisadas.
Atividade 8. Escreva uma redação seguindo a estrutura e as técnicas observadas nos exemplos analisados. Escolha um dos temas abordados nas redações e desenvolva seu próprio texto.
Atividade 9. Compartilhe sua redação no fórum e peça feedback dos demais participantes. Leia também as redações dos colegas e forneça comentários construtivos.
Lembre-se de que essa atividade tem como objetivo observar e aprender com exemplos de redações com boa estrutura. Utilize esses exemplos como fonte de inspiração e aprendizado para aprimorar suas próprias habilidades de escrita. Esteja aberto a comentários construtivos e aproveite a oportunidade para aperfeiçoar suas produções.
Estou animado para ver suas análises e redações no fórum. Vamos trocar ideias e aprimorar nossas habilidades juntos!
Bons estudos e boa escrita!
Introdução:
Captação da atenção do leitor.
Estabelecimento claro do contexto do tema.
Desenvolvimento:
Organização e coerência na apresentação dos argumentos.
Uso de exemplos, dados estatísticos, citações ou referências confiáveis para embasar os argumentos.
Conclusão:
Síntese eficiente dos principais argumentos.
Proposta de intervenção ou reflexão final impactante.
Este resumo destaca os aspectos fundamentais a serem considerados na análise das redações. Ao compartilhar suas observações no fórum, certifique-se de discutir cada um desses elementos e oferecer insights construtivos aos seus colegas.