D05 - Interpretar Texto com Auxílio de Material Gráfico Diverso: O descritor D05 refere-se à habilidade de interpretar textos que utilizam diferentes materiais gráficos, como propagandas, quadrinhos, infográficos, fotos, entre outros. Esse tipo de leitura exige que os alunos interpretem não apenas o texto escrito, mas também as informações visuais, que podem complementar, ilustrar ou até mesmo contrapor o conteúdo verbal.
D12 - Identificar a Finalidade de Textos de Diferentes Gêneros: O descritor D12 trata da capacidade de identificar a intenção ou o objetivo de um texto, que pode variar conforme o gênero. Por exemplo, uma propaganda busca persuadir, um manual busca instruir, uma notícia busca informar, e uma crônica pode buscar entreter e refletir sobre o cotidiano. Compreender a finalidade de um texto é essencial para interpretá-lo corretamente e identificar seu propósito.
Atividades para trabalhar cada descritor:
D05: Interpretar textos com auxílio de material gráfico significa analisar como palavras e imagens se relacionam para comunicar uma ideia. É uma leitura integrada, que não se limita ao conteúdo escrito, mas também observa os elementos visuais como parte da mensagem. Por exemplo:
Propagandas usam imagens, textos e cores para transmitir emoções e persuadir o público.
Quadrinhos combinam falas e ilustrações para contar histórias, transmitir humor ou crítica social.
Infográficos apresentam informações de forma visual para facilitar a compreensão de dados e estatísticas
Para desenvolver essa habilidade, aqui vai uma atividade prática para aplicar em sala de aula:
Escolha do Material: Selecione uma propaganda, um quadrinho ou um infográfico simples e apresente-o à turma. Certifique-se de que o material tenha um objetivo claro e elementos visuais que complementem o texto.
Análise em Duplas ou Grupos: Divida os alunos em grupos e peça que identifiquem:
Qual é a mensagem principal?
Como os elementos visuais (cores, imagens, layout) contribuem para a compreensão do texto?
Alguma imagem contrasta ou questiona o que está escrito?
Questão 1. O tema principal do infográfico é:
A) a importância do isolamento social no combate ao vírus.
B) as formas de contaminação do coronavírus.
C) as maneiras de se proteger contra o coronavírus.
D) os casos de coronavírus no Brasil e no mundo.
D12: Na leitura e interpretação, é fundamental entender o objetivo de um texto para compreendê-lo completamente. O descritor D12 aborda essa habilidade, capacitando os alunos a identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. Cada gênero textual possui uma intenção específica, e reconhecê-la ajuda a ajustar a leitura e a análise do texto de maneira mais eficaz. Neste post, vamos explorar a importância dessa habilidade e como desenvolvê-la em sala de aula.
Cada tipo de texto possui um propósito ou objetivo que orienta a maneira como ele é escrito e apresentado ao leitor:
Propaganda: Visa persuadir o leitor a adquirir um produto ou adotar uma ideia, utilizando estratégias apelativas e persuasivas.
Manual: Tem a finalidade de instruir, explicando o passo a passo de um procedimento para garantir o correto uso de algo.
Notícia: Busca informar o leitor sobre fatos e eventos de forma objetiva, usando uma linguagem clara e direta.
Crônica: Geralmente visa entreter, refletindo sobre temas do cotidiano com uma linguagem leve e, muitas vezes, subjetiva.
Ao identificar o propósito de um texto, o leitor pode adaptar sua leitura e interpretar o conteúdo de acordo com a intenção do autor. Entender a finalidade de um texto auxilia os alunos a:
Interpretar o Conteúdo de Forma Adequada: Conhecendo o propósito, o leitor consegue discernir se deve esperar uma leitura informativa, uma instrução prática ou uma reflexão.
Desenvolver Habilidades Críticas: Ao perceber a intenção do texto, os alunos ficam mais atentos a influências e posicionamentos, como na publicidade ou na opinião em crônicas.
Adaptar sua Leitura a Diferentes Gêneros: A leitura se torna mais rica e flexível, permitindo que os alunos leiam com mais entendimento e engajamento.
EVA FURNARI
EVA FURNARI - Uma das principais figuras da literatura para crianças. Eva Furnari nasceu em Roma (Itália) em 1948 e chegou ao Brasil em 1950, radicando-se em São Paulo. Desde muito jovem, sua atração eram os livros de estampas e não causa estranhamento algum imaginá-Ia envolvida com cores, lápis e pincéis, desenhando mundos e personagens para habitá-Ios... Suas habilidades criativas encaminharam-na, primeiramente, ao universo das Artes Plásticas expondo, em 1971, desenhos e pinturas na Associação dos Amigos do Museu de Arte Moderna, em uma mostra individual. Paralelamente, cursou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, formando-se no ano de 1976. No entanto, erguer prédios tornou-se pouco atraente quando encontrou a experiência das narrativas visuais. Iniciou sua carreira como autora e ilustradora, publicando histórias sem texto verbal, isto é, contadas apenas por imagens. Seu primeiro livro foi lançado pela Ática, em 1980, Cabra-cega, inaugurando a coleção Peixe Vivo, premiada pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil -FNLlJ. Ao longo de sua carreira, Eva Furnari recebeu muitos prêmios, entre eles contam o Jabuti de “Melhor Ilustração” - Trucks (Ática, 1991), A bruxa Zelda e os 80 docinhos (1986) e Anjinho (1998) - setes láureas concedidas pela FNLlJ e o Prêmio APCA pelo conjunto de sua obra.
Questão 1. A finalidade do texto é
a) apresentar dados sobre vendas de livros.
b) divulgar os livros de uma autora.
c) informar sobre a vida de uma autora.
d) instruir sobre o manuseio de livros.
A compreensão de textos vai além de decifrar palavras: envolve interpretar intenções, perceber elementos visuais e identificar o propósito de cada gênero textual. Os descritores D05 - Interpretar Texto com Auxílio de Material Gráfico Diverso e D12 - Identificar a Finalidade de Textos de Diferentes Gêneros são fundamentais para desenvolver essas habilidades nos alunos.
Ao trabalhar os descritores D05 e D12, os alunos desenvolvem habilidades essenciais para uma interpretação de textos mais completa e crítica. Essas práticas ampliam a capacidade de leitura e análise, preparando-os para compreender o universo multimodal em que vivemos. Experimente essas atividades em sala de aula e compartilhe como você trabalha a interpretação de materiais gráficos e a identificação de finalidades textuais com seus alunos!
GABARITO
D5 - RESPOSTAS
Questão 1. O tema principal do infográfico é:
A) a importância do isolamento social no combate ao vírus.
B) as formas de contaminação do coronavírus.
C) as maneiras de se proteger contra o coronavírus.
D) os casos de coronavírus no Brasil e no mundo.
Comentário: A resposta correta é a letra C porque ela aborda “as maneiras de se proteger contra o coronavírus”. Infográficos sobre o coronavírus frequentemente trazem informações sobre medidas preventivas, como higiene pessoal, uso de máscaras e distanciamento físico, com o intuito de conscientizar as pessoas sobre como se proteger e reduzir a propagação do vírus. O tema principal, portanto, é voltado para as ações de proteção e prevenção que os leitores podem adotar.
As outras alternativas (a, b e d) não correspondem ao foco central, que é a proteção contra o vírus. A alternativa A menciona o isolamento social, que é apenas uma das formas de proteção e não o tema principal. A alternativa B fala sobre as formas de contaminação, que seria um tema mais explicativo do contágio, enquanto a alternativa D aborda os dados de casos, que não é o foco do infográfico sobre prevenção. Por isso, a resposta C é a mais adequada, pois enfatiza o tema principal: as maneiras de se proteger contra o coronavírus.
D12 - RESPOSTAS
Questão 1. A finalidade do texto é
a) apresentar dados sobre vendas de livros.
b) divulgar os livros de uma autora.
c) informar sobre a vida de uma autora.
d) instruir sobre o manuseio de livros.
Comentário: A resposta correta é a letra C porque o texto visa informar sobre a vida da autora, oferecendo uma visão geral de sua trajetória pessoal e profissional. O trecho apresenta dados biográficos e destaca os principais marcos da carreira de Eva Furnari, como sua formação, transição para a literatura infantil, e os prêmios recebidos ao longo dos anos. Assim, o texto cumpre uma função informativa, buscando esclarecer o leitor sobre a história e as conquistas da autora.
As demais alternativas (a, b e d) não refletem o propósito principal do texto. A alternativa A menciona dados de vendas, que não são abordados. A alternativa B sugere uma intenção de divulgação, mas o foco está na biografia, e a alternativa D, sobre instruções de manuseio de livros, é irrelevante neste contexto. Portanto, a alternativa C é a mais adequada, pois resume corretamente a finalidade informativa do texto.
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entre Textos