Localizar informações explícitas é uma habilidade fundamental para a compreensão de qualquer texto. É como encontrar as peças de um quebra-cabeça e montá-las para formar uma imagem completa. Mas como fazer isso com eficiência?
Leia atentamente:
Sublinhe ou destaque: Ao ler, sublinhe as palavras-chave e as frases que respondem diretamente às perguntas. Isso ajuda a visualizar as informações importantes.
Faça anotações: Anote as ideias principais em suas próprias palavras. Essa prática reforça a compreensão e facilita a revisão.
Pergunte-se:
Quem? O quê? Quando? Onde? Como? Por quê? Ao fazer essas perguntas, você direciona sua atenção para os elementos essenciais do texto.
Relacione as informações: Como as diferentes partes do texto se conectam? Essa conexão ajuda a construir um significado mais completo.
Diferencie explícito de implícito:
Explícito: Está diretamente escrito no texto, sem necessidade de deduções.
Implícito: Não está escrito de forma clara, mas pode ser inferido a partir das informações presentes.
Cuidado com as armadilhas: Questões que pedem por informações implícitas podem te levar a marcar a alternativa errada.
Varie os tipos de texto:
Textos narrativos: Contos, crônicas, notícias.
Textos informativos: Artigos, reportagens, manuais.
Textos opinativos: Artigos de opinião, editoriais.
Textos instrucionais: Receitas, manuais de instruções.
Textos literários: Poemas, romances.
Pratique regularmente:
Exercite com diferentes tipos de textos: Quanto mais você praticar, mais rápido e eficiente você se tornará.
Resolva exercícios: Questões de provas e vestibulares são ótimas ferramentas para treinar essa habilidade.
Discuta com colegas: Compartilhar suas ideias com outras pessoas ajuda a ampliar sua perspectiva.
Use recursos visuais:
Mapas mentais: Organize as informações de forma visual, facilitando a compreensão e a memorização.
Diagramas: Represente as relações entre as ideias de forma gráfica.
Seja paciente:
A compreensão de um texto leva tempo: Não tenha pressa para encontrar as respostas.
Releia se necessário: Se alguma parte do texto não estiver clara, releia com atenção.
Lembre-se: A habilidade de localizar informações explícitas é como um músculo: quanto mais você o exercita, mais forte ele fica. Com prática e dedicação, você se tornará um leitor mais crítico e eficiente.
Dicas extras:
Cuidado com as distrações: Encontre um lugar tranquilo para estudar e evite interrupções.
Use um dicionário: Se encontrar palavras desconhecidas, procure o significado no dicionário.
Faça pausas: É importante descansar a mente para evitar a fadiga mental.
Ao seguir essas dicas, você estará dando um grande passo para melhorar sua compreensão de textos e alcançar o sucesso nos estudos.
Bons estudos!
PRATIQUE!
UMA GALINHA, de Clarice Lispector
Era uma galinha de domingo. Ainda viva porque não passava de nove horas da manhã. Parecia calma. Desde sábado encolhera-se num canto da cozinha. Não olhava para ninguém, ninguém olhava para ela. Mesmo quando a escolheram, apalpando sua intimidade com indiferença, não souberam dizer se era gorda ou magra. Nunca se adivinharia nela um anseio. Foi pois uma surpresa quando a viram abrir as asas de curto voo, inchar o peito e, em dois ou três lances, alcançar a murada do terraço. Um instante ainda vacilou – o tempo de a cozinheira dar um grito – e em breve estava no terraço do vizinho, de onde, em outro voo desajeitado, alcançou um telhado. Lá ficou em adorno deslocado, hesitando ora num, ora noutro pé. A família foi chamada com urgência e consternada viu o almoço junto de uma chaminé. O dono da casa lembrando-se da dupla necessidade de fazer esporadicamente algum esporte e de almoçar vestiu radiante um calção de banho e resolveu seguir o itinerário da galinha: em pulos cautelosos alcançou o telhado onde esta hesitante e trêmula escolhia com urgência outro rumo. [...]
Questão 1. Quem é a personagem principal da história?
Questão 2. Que outras personagens aparecem na história?
Questão 3. Quem é o narrador? Ele é também personagem? Como você chegou a essa conclusão?
Questão 4. "Foi pois uma surpresa quando a viram abrir as asas de curto voo, inchar o peito e, em dois ou três lances, alcançar a murada do terraço.” Qual a causa da surpresa?
Questão 5. Qual trecho do texto revela o significado de galinha de domingo?
Questão 6. A galinha era especial para a família? Justifique.
Questão 7. Qual a dupla necessidade do dono da casa?
Questão 8. Que fim você daria para a história?
(Prova Brasil). Leia o texto abaixo:
Como opera a máfia que transformou o Brasil num dos campeões da fraude de medicamentos
É um dos piores crimes que se podem cometer. As vítimas são homens, mulheres e crianças doentes — presas fáceis, capturadas na esperança de recuperar a saúde perdida. A máfia dos medicamentos falsos é mais cruel do que as quadrilhas de narcotraficantes. Quando alguém decide cheirar cocaína, tem absoluta consciência do que coloca no corpo adentro. Às vítimas dos que falsificam remédios não é dada oportunidade de escolha. Para o doente, o remédio é compulsório. Ou ele toma o que o médico lhe receitou ou passará a correr risco de piorar ou até morrer. Nunca como hoje os brasileiros entraram numa farmácia com tanta reserva.
PASTORE, Karina. O Paraíso dos Remédios Falsificados. Veja, nº 27. São Paulo: Abril, 8 jul. 1998, p. 40-41.
Questão 9. Segundo a autora, “um dos piores crimes que se podem cometer” é:
A) a venda de narcóticos.
B) a falsificação dos remédios.
C) a receita de remédios falsos.
D) a venda abusiva de remédios.
(Prova Brasil). Leia o texto abaixo:
Seja Criativo: Fuja das Desculpas Manjadas
Entrevista com teens, pais e psicólogos mostram que os adolescentes dizem sempre a mesma coisa quando voltam tarde de uma festa. Conheça seis desculpas entre as mais usadas. Uma sugestão: evite-as. Os pais não acreditam.
— Nós tivemos que ajudar uma senhora que estava passando muito mal. Até o socorro chegar... A gente não podia deixar a pobre velhinha sozinha, não é?
— O pai do amigo que ia me trazer bateu o carro.
Mas não se preocupem, ninguém se machucou!
— Cheguei um minuto depois do ônibus ter partido. Aí tive de ficar horas esperando uma carona...
— Você acredita que o meu relógio parou e eu nem percebi?
— Mas vocês disseram que hoje eu podia chegar tarde, não se lembram?
— Eu tentei avisar que ia me atrasar, mas o telefone daqui só dava ocupado!
Questão 10. De acordo com o texto, os pais não acreditam em:
A) adolescentes.
B) psicólogos.
C) pesquisas.
D) desculpas.
(Prova Brasil). Leia o texto abaixo:
Minha Sombra
De manhã a minha sombra
com meu papagaio e o meu macaco
começam a me arremedar.
E quando eu saio
a minha sombra vai comigo
fazendo o que eu faço
seguindo os meus passos.
Depois é meio-dia.
E a minha sombra fica do tamaninho
de quando eu era menino.
Depois é tardinha.
E a minha sombra tão comprida
brinca de pernas de pau.
Minha sombra, eu só queria
ter o humor que você tem,
ter a sua meninice,
ser igualzinho a você.
E de noite quando escrevo,
fazer como você faz,
como eu fazia em criança:
Minha sombra
você põe a sua mão
por baixo da minha mão,
vai cobrindo o rascunho dos meus poemas
sem saber ler e escrever.
LIMA, Jorge de. Minha Sombra In: Obra Completa. 19. ed. Rio de Janeiro: José Aguillar Ltda., 1958.
Questão 10. De acordo com o texto, a sombra imita o menino:
A) de manhã.
B) ao meio-dia.
C) à tardinha.
D) à noite.