Justificativa
A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano que está entre a infância e a vida adulta. O Estatuto da Criança e do Adolescente, sob a Lei Nº. 8.069/90 (BRASIL, 1999), circunscreve a adolescência como período de vida que vai de 12 aos 18 anos de idade, enquanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) delimita a adolescência como a segunda década de vida (10 aos 19 anos).
A adolescência é um período de mudanças, sejam elas físicas, psicológicas e que são acompanhadas pela alteração das emoções, alterações biológicas, mudanças essas que são explicadas através da interação com o ambiente em que vive. (TAKIUTT, 1986).
Por gravidez se entende que é o período de crescimento e desenvolvimento do embrião na mulher. Esta fase altera a estrutura corporal da mulher, além de acarretar uma série de preocupações em relação ao futuro da criança, finanças, adaptações no meio familiar, etc. Esses dois momentos da vida são carregados de emoções, preocupações, mudanças, crises e conflitos. Quando ocorrem ao mesmo tempo, a preocupação é ainda maior para familiares e adolescentes. Quando a menina adolescente torna-se grávida, ela é arremessada a um novo papel, sem o benefício dos ritos de passagem usuais ou preparação antecipatório (SANTOS, 2000).
No Brasil, o índice de gravidez na adolescência, é hoje 2% maior do que na última década; as meninas de 10 a 20 anos respondem por 25% dos partos feitos no país, segundo o Ministério da Saúde. O Colégio Adventista de Taboão da Serra, preocupado com os grandes índices de gravidez na adolescência, seus riscos e consequências, propõem para os alunos do 8º ano um projeto envolvendo assuntos sobre responsabilidade, escolhas, valores e sexualidade. O projeto foi intitulado “Bebê de Arroz”. O tema Reprodução Humana faz parte do conteúdo da disciplina de Ciências, entretanto, a disciplina de Língua Portuguesa estará envolvida no projeto.
Gênero Textual - Relato de Experiência
O relato de experiência é um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação. É a descrição que um autor ou uma equipe fazem de uma vivência profissional tida como exitosa ou não, mas que contribua com a discussão, a troca e a proposição de ideias para a melhoria do cuidado na saúde.
Ele traz as motivações ou metodologias para as ações tomadas na situação e as considerações/impressões que a vivência trouxe àquele (a) que a viveu. O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico. Em outras palavras, não é uma narração emotiva e subjetiva, nem uma mera divagação pessoal e aleatória.
O relato de experiência normalmente inclui uma introdução com marco teórico de referência para a experiência. A seguir, traz os objetivos da vivência e expõe as metodologias empregadas para realizar tal experiência, incluindo descrição do contexto e dos procedimentos. Após isso, apresentam-se os resultados observados e as considerações tecidas a partir dos mesmos.
Objetivos
• Conceituar gravidez e adolescência;
• Entender como acontece a Reprodução Humana;
• Compreender as fases da gravidez e os cuidados necessários para cada uma;
• Conhecer os cuidados com a saúde do bebê nos primeiros meses de vida e as primeiras vacinas.
• Confeccionar um “bebê” utilizando um saco de 5kg de arroz;
• Elaborar o “Álbum da Vida” – pesquisa científica em forma de portfólio que vai da Reprodução Humana até a Velhice;
• Preparar uma árvore genealógica, preencher a certidão de nascimento e carteira de vacinação;
• Fazer pesquisa sobre o número de adolescentes grávidas por região do país;
• Orçar as despesas com um bebê nos primeiros meses de vida;
• Conhecer o plano de Deus para a construção da família;
• Vivenciar uma semana de cuidados com o bebê na escola e no ambiente familiar;
• Entender o momento ideal para construir e planejar uma família;
• Saber fazer escolhas relacionadas à sexualidade.
Metodologia
• O aluno deverá produzir um Relatório de Experiência entregue pelo professor com as seguintes informações:
Introdução: apresentação do contexto em que a experiência ocorreu, incluindo a motivação para realizá-la e seus objetivos.
Metodologia: descrição dos métodos e técnicas utilizados para a realização da experiência, incluindo detalhes relevantes para a compreensão do leitor.
Resultados: apresentação dos resultados obtidos a partir da experiência, incluindo dados quantitativos e/ou qualitativos relevantes.
Discussão: análise dos resultados obtidos, considerando suas implicações e possíveis limitações, e relacionando-os com as teorias e conceitos relevantes para o tema em questão.
Conclusão: resumo dos principais pontos abordados no relato de experiência, destacando suas contribuições e limitações, e sugerindo possíveis direções para futuras pesquisas ou intervenções.
Data de entrega
24/04 a 28/04
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF: DOU, 1990.
SANTOS, I. M. M., SILVA, L. R. Estou Grávida, Sou adolescente e Agora? – Relato de experiências na consulta de enfermagem. Revista Projeto Acolher: Um encontro da enfermagem com o adolescente brasileiro. Brasília. 2000.
TAKIUTT, Abertina. A adolescente está ligeiramente grávida, e agora? Gravidez na adolescência. São Paulo: coleção e sociedade precisa saber. 1986