O telejornalismo se diferencia de outros veículos por ser o único a aliar o imediatismo, agilidade e instantaneidade à imagem. Ele é considerado, por vezes, como superficial pelo ritmo e o tempo da TV, subordinada à audiência. ... Os desafios de um jornal televisivo é conciliar a informação com a imagem.
I. PRODUÇÃO
Seriam os recursos utilizados para a elaboração do vídeo. A produção faz a parte prática. Vai atrás de tudo o que for necessário para a filmagem.
A) Achar locais adequados, separar material que será utilizado;
B) A equipe deve decidir o nome do telejornal;
C) O tema a ser trabalhado é: “O que é Internet das coisas (Internet of Things)?”, páginas 3 a 5 do livro didático;
II. ROTEIRO
O roteiro é um documento narrativo utilizado como diretriz para a elaboração do vídeo. Seria a ordem dos conteúdos apresentados no vídeo. Tanto uma aula como um curso devem ser elaborados seguindo-se uma sequência. No caso de um vídeo, esta sequência é o roteiro. A elaboração do roteiro permite que se saibam quais serão as filmagens que serão feitas. Para evitar erros, é necessário uma pesquisa e o estudo do assunto. O roteiro deverá ser manuscrito e estar no caderno de cada participante.
A) Planejamento da reportagem: Os integrantes de cada grupo devem pensar juntos nesse planejamento. Alguns questionamentos que podem ajudar:
“O que fazer para a reportagem ficar mais interessante? Vamos colher dados numéricos, fazer comparações, ou registrar por meio de imagens algum fato? Vamos entrevistar alguém? Quais recursos serão necessários?”
Roteiro de entrevista
1. Nome do entrevistado:
2. Nome do evento ou tema da entrevista:
3. Como surgiu a ideia de criação do evento ou tema da entrevista:
4. Tempo de duração:
5. Como é possível participar ou contribuir para...
6. Qual é a faixa etária (caso esta resposta não esteja contida na resposta anterior)
7. Em que local acontece (quadra, sala de aula, pátio, área externa etc.)
Roteiro para formular a notícia
1. Mencionar o fato (O que aconteceu?)
2. Onde aconteceu?
3. Quando?
4. Como?
5. Quais os envolvidos?
6. Qual o porquê do ocorrido?
III. INFORMAÇÕES
A) Os textos das notícias para o telejornal devem ser curtos e objetivos.
B) O vídeo terá a duração mínima de 3 min e máxima de 10 min.
C) Como enviar? O aluno deverá criar um canal no Youtube e compartilhar o link do vídeo nos comentários deste post. O vídeo poderá ser de visibilidade pública ou "não listada". Poderá ser usado a conta pessoal do aluno ou a conta disponibilizada pelo Colégio Adventista de Taboão da Serra (@eaportal.org).
D) Valor: 10 pontos. ( Serão avaliados: o vídeo e o roteiro)
E) Entrega do vídeo: 27/02 a 03/03
F) Participantes: 1 a 3 participantes
Glauco Batista
Davy Pietro
8*C
https://youtu.be/9i1ensHaUXs Davy Pietro
Glauco
Trabalho versão sem erro de edição
https://youtu.be/I1ZgwFmc20Y
https://youtu.be/b0JEgXzkdVA
Valentina Pereira
Julia
Alda Lorena
Caio Giovanini
Arthur Longo
Eduarda Catarina Gonzalez e Stella Gomes
Membros: Davi Araújo, Elias Queiroz e Vinicius Feitosa
Giuliana Quaresma Iannicelli 8° ano C
TRABALHO DE:
Beatriz Abrão 8°C
Maria Eduarda França 8°C
Thauana Guedes 8°C
Enzo Dias 8°C
BEATRIZ
https://youtu.be/I5pLWltHarc
Meu grupo é composto por
Izadora Carla M Silva,
Eduarda Valões e Julia Ramos
https://youtu.be/oga7MFqIS1A
https://youtu.be/L5xJ5WRNadY
https://youtu.be/EnJ8F4kpvU0
Aqui está o trabalho de português de Yasmin Gama, Yasmin Muniz é Beatriz Zena
https://youtu.be/BzwKieKCk7g
Pedro Dentello
https://youtu.be/cy6AU9L0Rxg